Demerval Nogueira / Fátima News | 23 de outubro de 2014 - 13:40 Glória de Dourados - Outubro Rosa

Secretaria de Saúde atende mulheres em horário especial em Glória de Dourados

Saúde vem realizando um trabalho intenso durante este mês de outubro

Secretário de Saúde Fausto José de Souza. Foto: Demerval Nogueira / Fátima News

A Secretaria Municipal de Saúde de Glória de Dourados (SMS) vem realizando um trabalho intenso durante este mês de outubro, transformando-o no verdadeiro Outubro Rosa.  Para que este trabalho alcance todos os seus objetivos, o secretário de Saúde Fausto José de Souza determinou que todas as Unidades de Saúde do município atendessem também, prioritariamente, das 17h às 19h30, oferecendo oportunidades para as mulheres que trabalham no decorrer do dia, para que possam realizar seus exames preventivos.

            O mês de outubro é dedicado exclusivamente a prevenção do câncer de mama e do colo uterino. Notoriamente conhecido como “Outubro Rosa”, neste mês todas as mulheres, basicamente, entre 39 a 69 anos de idade são estimuladas a realizarem o exame de mamografia. Em Glória de Dourados, a Secretaria Municipal de Saúde tem participado ativamente da Campanha Outubro Rosa, disponibilizando todos os profissionais da área com o intuito de realizarem um trabalho condizente com as necessidades.

O secretário Fausto José de Souza argumenta, “nós realizamos uma escala de trabalho onde possa favorecer todas as mulheres que não tem tempo de realizar os exames no decorrer do dia, para que possam realizá-los no período que demanda entre, às 17h e 19h30, nas Unidades de Saúde do município e, neste período funcionários capacitados atende nas respectivas unidades, realizando coletas para que possam ser analisadas por médicos especialistas”, disse Souza.

Segundo os especialistas, o câncer de colo de útero e de mama, quando diagnosticados precocemente, tem chances de 100% de cura. Entretanto, são os maiores números de causa de morte por câncer em mulheres em nosso país e, é necessário que se faça os exames preventivos e, detectando qualquer anomalia, o tratamento deve vir logo em seguida, com chances reais de cura.

A Secretaria Municipal de Saúde informa ainda que, entre os 35 e 40 anos a mulher deverá efetuar a primeira mamografia, que servirá de base para avaliar as condições da mama e possibilitar exames comparativos futuros. Dos 40 aos 50 anos, a freqüência da mamografia deverá ser determinada pelo médico especialista, de acordo com a inclusão da paciente no grupo de risco e, ou com as características da mama. Após os 50 anos, todas as mulheres devem se submeter ao exame de mamografia anualmente, bem como, os exames do colo uterino.