23 de outubro de 2014 - 10:05 Amambai - educação

Professores da rede municipal de Amambai paralisam atividades pelo cumprimento da Lei do Piso

Os professores da rede municipal de ensino de Amambai paralisaram as atividades nesta quinta-feira (23) em protesto ao não cumprimento a Lei do Piso Nacional. A medida, na verdade, se deve ao fato de a prefeitura se negar a implementar a política de valorização dos profissionais da educação com crescimento progressivo até chegar ao piso nacional da categoria para 20h/aula.

De acordo com a presidente do Simted, professora Olga Tobias Mariano, o prefeito não tem demonstrado o menor interesse em dialogar com a categoria. “Já encaminhamos diversos ofícios ao executivo e ele não tem manifestado disposição em receber a diretoria do sindicato”, lamenta Olga. “A única resposta que nos deu foi que não tem nenhuma proposta formulada”, diz.

Diante disso, o sindicato realizou uma assembleia na última terça-feira (21) na qual foi aprovada o início da greve. A proposta é de paralisar as atividades por um dia, na primeira semana, iniciando nesta quinta-feira (23); dois dias consecutivos, na segunda semana; e três dias, na terceira semana. E caso não haja negociação com o executivo, não encerrar o ano letivo.

Nesta quinta-feira, a maioria dos professores já aderiu à paralisação. De acordo com a professora Olga Tobias Mariano das 15 escolas municipais, mais da metade está com as portas fechadas. “Estamos passando de escola em escola e vimos que a maioria aderiu à paralisação. Esperamos que o executivo converse com a gente porque ontem o prefeito já declarou que não irá nos receber”, lamenta.