Adauto Dias / glorianews | 16 de outubro de 2014 - 17:00 glória de dourados - mais saúde

Puericultura em ritmo do dia das crianças na ESF em Gloria de Dourados

Puericultura em ritmo do dia das crianças na ESF em Gloria de Dourados

A equipe do ESF - Estratégia de Saúde da Família do Alto da Gloria III e IV coordenado pelas Enfermeiras Beatriz Barreto e Isabella Arfux auxiliado por toda equipe, e aproveitando a semana da criança, realizaram ação denominada de Puericultura com acompanhamento do desenvolvimento e crescimento de crianças de 0 a 2 anos com incentivos ao comparecimento de forma mais alegre com decoração, brinquedos, pipocas e refrigerantes comemorando o dia das crianças.
 
O trabalho foi realizado no Posto de Saúde do Alto da Gloria, anexo ao Hospital e Maternidade Nossa Senhora da Gloria com aval do secretario municipal de saúde Fausto Jose de Souza que inovou o sistema de atendimento com contratações e melhor distribuição de profissionais em todas as unidades de saúde do município.  Além de contar com apoio total do Prefeito Arceno Athas Junior, que tem acompanhado a evolução na saúde e otimizando suporte para que este trabalho tenha continuidade e alcance o objetivo maior que é a assistência a população. 
 
O Programa de Puericultura objetiva acompanhar o crescimento e desenvolvimento de um indivíduo, sua cobertura vacinal, estimular a prática do aleitamento materno, orientar a implantação da alimentação complementar e prevenir as desordens que mais afetam as crianças durante os primeiros vinte e quatro meses de vida.
 
Com o objetivo de garantir a qualidade deste programa, o Ministério da Saúde sugere um calendário mínimo de consultas de puericultura, organizado da seguinte forma: uma consulta até os 15 dias de vida, seguida por uma consulta com um, dois, quatro, seis, doze e dezoito meses no minimo, fechando sete consultas dentro do primeiro um ano a dois de vida.
 
Tanto o médico quanto o enfermeiro atuam na puericultura. Este último tem como funções: Realizar o exame físico, apontando os riscos em seu crescimento e desenvolvimento; Agendar a primeira consulta com o pediatra e demais especialidades médicas quando necessário; Prover a relação dos nascidos vivos aos Agentes Comunitários da Saúde e solicitar a busca para os indivíduos que não comparecem no programa; Preencher o gráfico referente ao peso e a altura nos cartões das crianças; Verificar a administrar as vacinas de acordo com o calendário básico de vacinação; Fomentar o aleitamento materno exclusivo até os seis meses de vida; Orientar a respeito de como prevenir acidentes de acordo com a faixa etária da criança; Avaliar o desenvolvimento neuropsicomotor e identificar as dificuldades e dúvidas da família.
 
É consenso de que deve ser feito um trabalho em equipe, envolvendo, além de médicos e enfermeiros, psicólogos e educadores, devendo ser dada uma atenção especial às denominadas “novas morbidades”, que englobam problemas familiares, sociais, de comportamento, educacionais, obesidade, abuso de drogas, dentre outros.
 
 
 
( Foto: Adauto Dias / glorianews )