10 de outubro de 2014 - 14:37 jateí - CREAS

CREAS de Deodápolis realizou ações contra o abuso sexual infantil

Desde o dia 08 de outubro, o CREAS do município desenvolveu ações que visam combater o abuso sexual infantil

No dia 08 de outubro deste ano, o estado de Mato Grosso do Sul abordou o dia estadual de combate ao abuso sexual infantil. Em Deodápolis o CREAS (Centro de Referência Especializado de Assistência Social) esta realizando diversas ações nas escolas do município, tanto da rede municipal quanto da estadual com foco na campanha. Foram entregues diversos materiais explicativos pela equipe em toda rede de ensino do município. Para a Coordenadora do CREAS, Cássia de Medeiros, o combate ao abuso sexual infantil tem sido trabalhado em Deodápolis principalmente com as próprias crianças objetivando conscientizar as mesmas para que haja a denuncia dos casos.

“Neste mês de outubro, nós percorremos as escolas e realizamos a entrega de um material explicativo. Desta vez o nosso publico alvo foi às próprias crianças e adolescentes e em parceria com as escolas distribuímos este panfleto que evidencia inclusive os índices de abuso sexual infantil, a quantidade de pessoas que pedem ajuda e os locais de maior incidência. Pra se ter uma ideia, 87% dos abusos ocorre em âmbito familiar. Em Deodápolis, mesmo com poucos casos, temos indicativos e registros desta situação. Então, é de suma importância esta conscientização das crianças para que eles denunciem estes casos!” destacou Cássia.

No material o CREAS relata que 1 a cada 10 casos são relatados. “Nós temos os órgãos competentes de proteção a criança e adolescente que é o Conselho Tutelar que faz o encaminhamento para a nossa equipe que realiza todo o atendimento sócio educativo e psicossocial e depois encaminhamos para o poder judiciário, porem precisamos que haja denuncias quando existem estes casos de abuso sexual infantil!” ressaltou a Coordenadora. Na manhã desta sexta (10/10), durante um evento no CCI Raio de Luz, diversas crianças participaram de uma rápida palestra com a Assistente Social do Município, Tatiane Pires.