21 de julho de 2004 - 08:59

Produtores requerem desmatamento de 15 mil hectares

Em apenas dois dias os produtores de Mato Grosso do Sul já fizeram pedido de desmatamento de mais de 15 mil hectares. Desde que a Sema (Secretaria do Meio Ambiente de Mato Grosso do Sul), começou a divulgar as novas normas para os licenciamentos ambientais do Estado, gerou-se uma polêmica entre os produtores que terão que atender novas exigências.

Preocupados em não conseguir a licença para desmatar, os produtores se desesperaram e deram entrada nos pedidos na Sema. Para Rubens Nogueira da Associação dos Engenheiros Florestais, não há justificativa para essa atitude. "Essas normas só irão regulamentar os desmatamentos em propriedade rurais e de forma alguma irão impedir o benefício de suas áreas de desmate", afirma.

Segundo o assessor de meio ambiente da Famasul (Federação da Agricultura e Pecuária de Mato Grosso do Sul), Josiel Quintino dos Santos, a Sema apenas solicitará ao produtor a localização exata da área de reserva legal, que para o nosso Estado é de 20% da propriedade. Essa localização será feita por geoprocessamento.

A Famasul elaborou um documento juntamente com outras entidades como a Associação dos Engenheiros Agrônomos, Crea e Associação dos Engenheiros Florestais, pedindo um prazo de 180 dias para que as normas entrem em vigor. A entidade acredita que nesse tempo os produtores sejam informados e se familiarizem com as normas.

 

Dourados Agora