3 de outubro de 2014 - 15:30 ELEIÇÕES 2014

Mais de 5,5 mil urnas são disponibilizadas e 22 mil mesários trabalharão em MS

O TSE (Tribunal Superior Eleitoral) disponibilizará 5.566 urnas este ano para atender 1.818.937 eleitores em todo o Mato Grosso do Sul. 
 
Os dispositivos já começaram a ser distribuídos nos locais de votação, onde 22 mil mesários serão aguardados para trabalhar no próximo domingo (5). ​As informações foram divulgadas pelo TRE/MS (Tribunal Regional Eleitoral), durante coletiva de imprensa na manhã desta quinta-feira (2). 
 
O corregedor do órgão, desembargador João Maria Lós, explicou que as urnas não podem ser fraudadas. 
 
"Parece que tem um vídeo na internet aí, dizendo que ela pode ser fraudada. Não pode, porque é um equipamento elétrico, não é ligada ao sistema da internet. É ligada na tomada, para ter energia e coletar os votos", ressaltou. 
 
Segundo ele, quando se tem o resultado, vários boletins são emitidos, entregues aos fiscais dos partidos e afixados nos locais de votação para que os eleitores também possam ter acesso. Somente depois disso, conforme João Maria, os dados são transmitidos via internet. "Então se houver adulteração nessa transmissão de dados, a pessoa tem o boletim, que pode checar", completou. 
 
Urnas biométricas
 
A votação nas urnas biométrica acontecerá normalmente nos municípios de Fátima do Sul, Jateí, Vicentina, Ribas do Rio Pardo, Camapuã, Sidrolândia, Bandeirantes e Jaraguari. Ao todo, são 86.406 eleitores, que representam 4,75% do eleitorado.
 
"A pessoa só precisa levar seu documento de identidade e votar apresentando o polegar. É um sistema novo, que está em implantação no Brasil, mas nós tivemos uma reunião no TSE na semana passada, onde reiteraram a necessidade de apressar o sistema biométrico. O objetivo é que, muito em breve, nós tenhamos em todo o Brasil, somente esse sistema", explicou o desembargador. Ele informou ainda que não haverá votação através de cédulas em nenhum município do Estado.