Dourados Agora | 26 de setembro de 2014 - 17:00 sistema político

Mais de 97% dos eleitores querem uma reforma no sistema político do Brasil, aponta pesquisa

A maioria da população quer mudanças no sistema brasileiro. Uma reforma política, construída por uma nova Assembleia Constituinte, é desejo de 97,5% dos eleitores.

Este é resultado de uma consulta popular, promovida por entidades sindicais, movimentos sociais e organizações políticas.

De acordo com as 477 entidades envolvidas, 7,75 milhões de pessoas votaram para que haja um plebiscito sobre a reforma.

Foram 6,01 milhões de votos em urnas físicas e 1,74 milhão pela internet. A pesquisa foi feita entre os dias 1.º a 7 de setembro e divulgada nesta quarta-feira, 24.

Um total de 40 mil urnas foram colocadas em aproximadamente 2 mil comitês municipais pelo espalhados pelo País.

Os eleitores responderam a seguinte pergunta: “Você é a favor de uma Constituinte exclusiva e soberana sobre o sistema político?”.

Resultados emitidos ao Parlamento

Os resultados desta pesquisa vão ser levados ao Congresso Nacional no dia 15 de outubro. O objetivo das entidades responsáveis é usar “a voz dos milhões que foram às ruas em 2013”.

Além disso, será protocolada uma proposta formal de plebiscito. Mas, ela precisa ser assinada por, no mínimo, 171 deputados e 27 senadores. Assim, se tornará um Projeto de Decreto Legislativo.

Para um projeto popular que determine a reforma política, foram coletadas 500 mil assinaturas de eleitores. Uma das propostas é acabar com financiamento de empresas em campanhas políticas, melhorar o sistema eleitoral, promover a inclusão política das mulheres e de grupos sub-representados e aperfeiçoar a democracia direta. (Agência CNM, com informações da Agência Câmara)