Diego Palmieri | 26 de setembro de 2014 - 08:40 Saúde

Doenças da Primavera: saiba prevenir Caxumba e Catapora

Caxumba e Varicela (Catapora) são comuns o ano inteiro, mas a incidência de casos aumenta do fim do inverno até a primavera, quando as doenças de transmissão respiratória são mais frequentes pela facilidade de contágio principalmente em ambientes fechados. Segundo a infectologista do Complexo Hospitalar Edmundo Vasconcelos Graziella Hanna Pereira, as crianças estão mais a essas infecções, pois têm o sistema imunológico mais imaturo e estão mais expostas.

Para prevenir as doenças, a melhor forma ainda é a vacinação: bebês devem ser imunizados, aos 12 e 15 meses de idade, e os adolescente devem receber a tríplice viral –que protege contra Sarampo, Rubéola e Caxumba, em duas doses, com o mínimo, de 30 dias entre cada uma. De acordo com a especialista, a aplicação da vacina também pode ser considerada em quem vai viajar e pode participar em eventos de massa, como jogos, e em profissionais das áreas de saúde e educação.

Outro cuidado importante, para a proteção contra ambas doenças, é evitar contato respiratório com pessoas contaminadas e lavar as mãos ou usar álcool gel, depois do contato com doentes.

Caxumba exige repouso

Na Caxumba, o principal sintoma é o aumento, unilateral ou bilateral, de glândulas salivais, principalmente das parótidas. O maior risco da doença é o surgimento de complicações como orquite (inflamação nos testículos), pancreatite e meningite por caxumba. “Em homens, o cuidado deve ser redobrado, pois há o risco de infertilidade”, alerta Graziella.

Por ser uma doença viral, não há tratamento específico para a Caxumba, apenas com a indicação de medicações que aliviam os sintomas e com a recomendação de repouso para evitar as complicações.

Catapora é altamente contagiosa

A Catapora, ou Varicela, é uma doenças infecciosas de maior incidência no mundo, devido ao alto grau de contagiosidade. Com a imunização, agora parte do calendário nacional de vacinação e oferecida gratuitamente pelo SUS, espera-se a redução do número de casos. A doença pode se parecer com uma gripe, com febre e mal-estar, mas seu sintoma caraterístico é o surgimento de vesículas. As lesões começam no couro cabeludo e disseminam para tronco e membros e, frequentemente, atingem mucosas, como a oral e as regiões genitais. Essas lesões têm várias fases: vesículas, crostas e pústulas.

A especialista alerta que, apesar de geralmente ter evolução benigna, a Catapora pode oferecer riscos. “A doença pode evoluir de forma grave principalmente em imunossuprimidos –que têm o sistema imune com baixa atividade, como a forma hemorrágica, atingindo os pulmões e o sistema nervoso central. Também há risco de infecção de pele por bactérias ao coçar as feridas.”

O tratamento da Varicela é feito com antivirais. Já para a coceira, são recomendados antialérgicos orais, banhos com água fresca e o uso de talco mentolado ou pasta d’água. Os pacientes nunca devem coçar as feridas, para evitar infecção e cicatrizes.