REDAÇÃO - FÁTIMA NEWS | 25 de setembro de 2014 - 13:00 FÁTIMA DO SUL - HOSPITAL DA SIAS

Fátima do Sul: SIAS usa ‘preto’ em apoio a mobilização das Santas Casas e Hospitais Filantrópicos

Hoje, dia 25 de setembro a equipe do Hospital da Sias esta trabalhando de preto, assim como muitos colaboradores da saúde que atuam no ambiente hospitalar, este ato faz parte da MOBILIZAÇÃO DAS SANTAS CASAS E HOSPITAIS FILANTRÓPICOS.

Durante o 24º Congresso Nacional das Santas Casas e Hospitais Filantrópicos, em Brasília, os mais de 700 participantes, decidiram que no dia 25 de setembro será o DIA NACIONAL DE LUTO PELA CRISE DAS SANTAS CASAS E HOSPITAIS FILANTRÓPICOS, representando um protesto de alerta ao gestor federal frente ao insuficiente recurso de custeio alocado e o crescente endividamento das instituições. O subfinanciamento e o brutal déficit dele decorrente não têm perspectiva de solução próxima.

Esta ação é parte de uma mobilização nacional, que conta com a participação das mais de 2.100 instituições do país – responsáveis por mais de 50% do total de atendimentos SUS do Brasil. Tal movimento das santas casas e hospitais filantrópicos brasileiros tem como base, entre outros, e especialmente: dívida atual no montante total de R$ 15 bilhões.

No Mato Grosso do Sul a rede hospitalar filantrópica é composta por 42 instituições, detentora de 2.192 dos leitos hospitalares existentes destinados ao SUS e na maioria dos municípios do nosso Estado é alternativa única de assistência hospitalar.

É importante reforçar que os atendimentos não serão paralisados, uma vez que a população não pode ser mais uma vez penalizada pelas falhas no sistema, e este não é o objetivo principal, sendo uma alerta a população, mostrando a  realidade do financiamento insuficiente realizado pelo governo Federal, onde assim como a população as Santas Casas e Instituições Filantrópicas são vítimas do sistema.