Uol | 24 de setembro de 2014 - 15:30 Brasileirão

Flu e Grêmio lutam por G-4 no reencontro de Fred e Felipão no Brasileirão

Em momentos distintos pelo Campeonato Brasileiro, Fluminense e Grêmio se enfrentam no Maracanã às 22h desta quarta-feira, pela 24ª rodada, em jogo que marca o reencontro do centroavante tricolor Fred com o treinador Felipão, que dividiram o fardo de 'vilões' da seleção brasileira após o fiasco na última Copa do Mundo, com a derrota por 7 a 1 na semifinal para a Alemanha e o posterior quarto lugar no torneio.

Em relação a resultados, o técnico chega com melhor retrospecto recente para o duelo com seu homem de confiança na Copa. O Grêmio de Felipão sequer toma gols há seis jogos e, consequentemente, está invicto pelo mesmo período. Com isso, ultrapassou o Fluminense nas últimas rodadas e está colado no G4, na quinta posição.

O Fluminense de Fred, por sua vez, passa por momento de instabilidade. O Tricolor perdeu pontos importantes nas últimas rodadas e viu o G4 se afastar. Com apenas uma vitória nos últimos seis jogos, o Tricolor está na sétima posição e pode se complicar no caso de um tropeço contra o Grêmio dentro de casa.

"Infelizmente foi assim, tivemos fases piores. Até a vitória contra o Sport tivemos momentos até mais difíceis. Depois tivemos confrontos diretos [empates com Cruzeiro e Corinthians] e não perdemos, o que foi importante em parte. Vamos tentar agora vencer nossos jogos para reagir", destacou o atacante do Fluminense Rafael Sóbis.

O clima no Grêmio é exatamente o oposto. O time gaúcho sonha em entrar no G4 já nesta rodada, o que é impossível para o Fluminense. A um ponto do Corinthians e dois do Internacional, a equipe do Rio Grande do Sul deve entrar no pelotão da frente em caso de uma vitória no Maracanã.

"Vencendo temos chances de entrar no G-4. Cada vez mais ficamos inseridos na parte de cima da tabela. É um duelo contra adversário direto, o que torna o jogo ainda mais importante", analisou o volante do Grêmio Ramiro.

Desfalques atrapalham

Os agora rivais Fred e Felipão terão que lidar com desfalques importantes em suas equipes. O camisa 9 não poderá contar com os passes de Conca, suspenso, e a proteção de Henrique, Valencia e Diguinho, lesionados, na defesa. Já o treinador do Grêmio não terá o volante Matheus Biteco e o zagueiro Pedro Geromel, suspensos.

Mas o desfalque mais importante no Grêmio é o meia Giuliano, que nem viajou ao Rio de Janeiro por causa de uma lesão. Mesmo com os problemas, o time gaúcho tentará manter uma marca importante: ganhou todas as três partidas contra clubes cariocas no Campeonato Brasileiro até aqui e não perde para times do Rio desde 2012.