Dourados News | 23 de setembro de 2014 - 17:00 Laguna Carapã e Dourados

Arrendatários relatam possível ‘calote’ da Usina São Fernando

Produtores rurais de Dourados e também de Laguna Carapã acusam um suposto ‘calote’

Usina São Fernando é uma das grandes produtoras do Estado (Foto: Divulgação/ Dourados News)

Produtores rurais de Dourados e também de Laguna Carapã acusam um suposto ‘calote’ por parte da Usina São Fernando, sediada em Dourados, com relação ao pagamento referente ao arrendamento de propriedades rurais dos dois municípios.

O caso que estaria acontecendo há meses deixou a maioria dos produtores ‘enrolados’ com suas finanças, como disse ao Dourados News o presidente do Sindicato Rural de Laguna Carapã, Luiseu Bortoloci.

“É verdade. Temos casos de produtores que estão há sete meses ou mais sem receber pelo arrendamento. A grande maioria recebe por meio de repasse mensal, mas há alguns que recebem anualmente. Essa situação deixou todo mundo enrolado. Porque temos compromissos com fornecedores de peças, postos de gasolina, e também consumo de energia”.

Em Dourados, integrante do Sindicato Rural que preferiu não se identificar, também confirmou a situação. “Inclusive isso já aconteceu em outras oportunidades. Não é uniforme, alguns estão menos e outros há mais tempo sem receber. Mas, é um problema complicado”, disse a fonte.

Ainda conforme as informações repassadas ao Dourados News, há 15 dias houve uma reunião entre os produtores arrendatários e a cúpula administrativa da Usina. Neste encontro, teria ficado estabelecido um prazo para que a questão fosse resolvida, ainda que gradativamente.

“Eles justificaram a situação dizendo que o principal motivo para o problema foi o atraso na colheita e no repasse de valores da produção de energia deles. Se comprometeram a resolver a questão e a pagar até o dia 10 de outubro. Vamos esperar esse prazo”, disse Bortoloci. “Se comprometeram em resolver e é isso que vamos aguardar”, completou a fonte em Dourados.

Procurada pelo Dourados News para comentar a situação, a Biosul (Associação dos Produtores de Bioenergia de Mato Grosso do Sul) se pronunciou por meio da assessoria de comunicação que, por e-mail, informou apenas que “a Biosul não se pronuncia em casos específicos de uma única Usina e sim responde por todo o setor”.

O Dourados News procurou ainda a Usina São Fernando, e a reportagem foi orientada a encaminhar um e-mail com os questionamentos sobre o assunto. Isso foi feito de pronto, no entanto, até a publicação desta matéria, não houve retorno.

Conforme informações da própria empresa, disponibilizadas em página oficial na internet, a usina possui uma área plantada instalada de 60 mil hectares, sendo responsável por uma produção de 4,5 milhões de toneladas de cana de açúcar, 330 mil toneladas de açúcar e 150 mil metros cúbicos de etanol anidro.

Recentemente, a empresa teve parte de suas ações negociadas com um grupo dos Emirados Árabes Unidos.