Veja | 10 de setembro de 2014 - 13:04 Televisão

‘Império’: José Alfredo volta à casa de Cora após 30 anos

Comendador é convidado por Cristina a entrar no lugar onde a novela começou

“Mesmo que fosse minha filha… Eu não iria te reconhecer nunca! Se fizesse isso, eu teria que reviver tudo e isso ia mexer demais comigo, talvez até mudar minha cabeça de novo.” É assim, com uma confissão egoísta mas emocionada de José Alfredo (Alexandre Nero), que termina a cena em que o protagonista de Império retorna à casa em que tudo – toda a novela – começou. Um excerto da sequência em que ele encontra Cristina (Leandra Leal) na rua, é convidado a entrar no imóvel e em seguida nega reconhecê-la, foi publicado no blog do autor da trama, Aguinaldo Silva. Ainda não há data para a cena ir ao ar.

A sequência deve ser repleta de flashbacks. Ao chegar à casa, o comendador inevitavelmente vai lembrar do dia em que chegou do Nordeste à procura do irmão e foi recebido pela cunhada, Eliane (Vanessa Giácomo quando jovem, Mallu Galli quando adulta), que seria o seu amor de juventude, e por sua irmã, a rígida e intragável Cora (Marjorie Estiano quando jovem, Drica Moraes adulta).

Confira trecho da cena postado no blog de Aguinaldo Silva:


“- Há quanto tempo o senhor não entra nessa casa?
José Alfredo responde que há quase trinta anos. Cristina o instiga a tirar a prova e ele cede. Já dentro da casa, ela pede pra não fazer barulho porque o irmão e o sobrinho estão dormindo e Cora pode ouvir a conversa.

José Alfredo não consegue se livrar das lembranças dele com Eliane. Até que, de repente, fala:

- Eu não quero lembrar…

Cristina, sem entender bem o que ele diz, pergunta se é de Eliane que ele fala. O comendador responde:

- De tudo! Eu e sua mãe… aqui nesse mesmo lugar… E meu irmão!… Você não faz ideia do que aconteceu nessa casa… e depois, tive que brigar anos comigo mesmo até afogar as mágoas todas. Não sei o que estou fazendo aqui, eu não devia ter vindo!”


A sequência pode marcar uma mudança no rumo da novela, com uma possível aproximação de José Alfredo e Cristina. A mocinha da trama, aliás, já vai entabular uma amizade com a provável irmã, Maria Clara (Andreia Horta), no capítulo desta quarta-feira. E também na sua casa: Maria Clara vai até lá conhecê-la e as duas batem papo tomando café, até a chegada da urubu Cora. “Fico feliz de saber que as irmãzinhas estão se dando bem”, diz a tia. “Sei o que uma irmã representa, e eu sinto tanta falta da minha. Curte esse momento, Cristina, essa sua irmã pode ser muito importante para você.”

A audiência de Império tem sofrido com o horário eleitoral, mas nesta terça-feira a novela foi bem. Segundo Aguinaldo Silva, que foi ao Twitter comemorar, a trama entrou no ar quando o Ibope da Globo estava em 15 pontos, e o elevou a 34.