Uol | 8 de setembro de 2014 - 17:25 Copa do Mundo

Fifa volta a cogitar Copa do Mundo de 2022, no Qatar, em janeiro

A Fifa reacendeu a possibilidade de realizar a Copa do Mundo de 2022 nos meses de janeiro e fevereiro, mesmo após o presidente da entidade, Joseph Blatter, ter descartado a ideia no ano passado.

Uma força-tarefa da Fifa, organizada especificamente para tomar uma decisão definitiva sobre a questão, debateu, durante reunião na sede da entidade nesta segunda-feira, três possíveis períodos do ano para realização do torneio.

O Qatar foi escolhido como sede do Mundial com o amplo entendimento de que o torneio seria disputado no verão (local), apesar do calor no país no meio do ano.

Embora o Qatar tenha insistido na viabilidade da Copa do Mundo graças às tecnologias de arrefecimento que está desenvolvendo para os estádios, áreas de treinamento e zonas para torcedores, ainda há uma preocupação grande sobre a saúde dos jogadores e torcedores estrangeiros.

"As discussões se centraram em torno da Copa do Mundo da Fifa no Qatar em 2022, e os participantes foram apresentados com informações sobre as implicações de realizar o evento no inverno ao invés do verão, como proposto pelo comitê executivo da Fifa", disse a Fifa em comunicado.

"As opções de janeiro/fevereiro de 2022 e novembro/dezembro de 2022 foram colocadas como alternativas a junho/julho de 2022, e as reações iniciais foram recebidas", acrescentou.

Em novembro do ano passado, Blatter descartou categoricamente uma Copa no inverno, o que coincidiria com a Olimpíada de Inverno.

"A Copa do Mundo da Fifa só pode ser jogada em novembro/dezembro de 2022, de nenhuma maneira vai ser disputada em janeiro/fevereiro", disse Blatter na época, durante coletiva de imprensa em Abu Dhabi.

A reunião desta segunda-feira incluiu representantes de clubes europeus, campeonatos e do sindicato de jogadores, assim como de associações nacionais.

"Essa é a primeira reunião e vão haver reuniões futuras sobre o assunto", disse o presidente da Confederação Asiática de Futebol, o xeique Salman Bin Ebrahim Al Khalifa, que comandou a reunião.

"Fizemos progresso na reunião de hoje e vamos continuar a trabalhar juntos para encontrar a melhor solução para o futebol", acrescentou ele.

Blatter, no entanto, em uma entrevista gravada e mostrada durante a convenção Soccerex, em Manchester, pareceu descartar a realização de uma Copa do Mundo no verão, embora a opção tenha sido considerada pela força-tarefa.

"Já dissemos que não podemos jogar no verão, nesse calor no Qatar", disse ele. "Temos que jogar no inverno."

"Até agora, o secretário-geral da Fifa, Jérôme Valcke, fez alguns contatos por telefone com ligas diferentes e agora vamos identificar qual o melhor momento possível para jogar no Qatar. Mas a decisão não foi tomada. Definitivamente não", acrescentou.