Lucimara Luca / Assessoria | 4 de setembro de 2014 - 09:27 Fátima do Sul - saúde

Programa de emagrecimento em grupo beneficia população de Fátima do Sul

Através do atendimento prestado nas Estratégias de Saúde da Família

Grupo da Estratégia de Saúde da Família no Jardim Brasilândia durante Oficina de Culinária.

Através do atendimento prestado nas Estratégias de Saúde da Família, a nutricionista Bruna Oliveira de Almeida, identificou diversos pacientes com sobrepeso e obesidade, em Fátima do Sul.

Devido a grande demanda diagnosticada, a nutricionista que pertence ao Núcleo Apoio a Saúde da Família (NASF), idealizou o projeto EmagreSaúde, que tem como principal objetivo oferecer tratamento integral de emagrecimento na Rede Pública.

Além da nutricionista o projeto conta com o apoio das enfermeiras coordenadoras das Unidades Básicas de Saúde; da fisioterapeuta Claudia Graciela de Oliveira e do Educador Físico, Gilmar Alves da Costa, além de outros profissionais como psicólogas, assistentes sociais e farmacêuticos, também da equipe do NASF.

O programa tem a função de identificar o perfil metabólico dos pacientes, orientar na reeducação alimentar e nutricional, instituir o planejamento dietético adequado, incentivar a prática de atividades física, resgatar auto-estima, além de oferecer orientações gerais sobre saúde, como à prevenção e o controle de doenças crônicas não transmissíveis, entre elas, diabetes, hipertensão e dislipidemias.

A nutricionista explicou que o emagrecimento em grupo é fundamental para as pessoas que não conseguem perder peso. “O programa também oferece oficina culinária de alimentação saudável, dinâmicas, além de incentivar os pacientes na perda de peso. O grupo dinamiza esse objetivo e auxilia na continuação deste trabalho”, explicou Bruna.

Um estudo elaborado pela Faculdade de Medicia Baylor, em Houston, Texas, nos Estados Unidos, apontou que a pessoa ao aderir um programa em grupo, perde em média, cinco vezes mais peso do que quem encara essa tarefa sozinha.

Para integrante do grupo, Renata Bairros Ribeiro, o programa significa mudança de vida. “Eu não dormia bem, levava uma vida sedentária e o grupo mudou 100% minha vida, mudou a minha alimentação e claro 60% do grupo é devido a Bruna, que é uma pessoa especial, nos atende 24 horas por mensagem, porque ela realmente compartilha nossos problemas. Por conta do grupo acabei entrando na academia e hoje tenho auto-estima renovada”, comentou Renata.

Na foto antes e depois da Edivanea Moreira que perdeu 10 kg através do programa EmagreSaúde.

Para Edivanea Moreira, o excesso de peso prejudicou tanto auto-estima como a saúde. “Eu estava incomodada, sentia muitas dores nas costas e já não conseguia abaixar para fazer a minha unha, mas o grupo me animou e hoje tenho uma vida ativa, resgatei minha auto-estima e perdi 10 kg”, relatou Edivanea.

Conforme a nutricionista, o programa já beneficiou 30 pessoas dos grupos promovidos nas Estratégias de Saúde da Família Central e Brasilândia, além de 40 pacientes que estão integrando as novas turmas nas Estratégias do bairro O Pioneiro e Central.

As vagas são limitadas, mas os interessados podem agendar o nome na lista de espera, no Centro de Especialidades Médicas, de segunda a sexta, das 13h às 16h com a Nádia.