Uol | 3 de setembro de 2014 - 10:00 Campeonato Inglês

Van Gaal 'toma' celulares de atletas antes de jogos do United

Aos poucos, Louis van Gaal mostra seu lado "linha dura" no Manchester United. O treinador, que chegou ao clube inglês após a Copa do Mundo, determinou o 'confisco' dos aparelhos de telefone celular dos jogadores na noite anterior aos jogos da equipe.

Pela rígida cartilha disciplinar do holandês, o atleta que se atrasar para o café da manhã no dia de alguma partida perde seu lugar no time. As medidas tomadas por Van Gaal no Manchester United não são uma novidade em seu currículo.

Em uma biografia sobre o técnico, o autor Maarten Meijer revelou algumas das normas aplicadas por Van Gaal quando estava no comando do Ajax. Os atrasos no café da manhã também não eram tolerados, mesmo que fosse apenas de um minuto, com pagamento de multa. O valor era dobrado em caso de reincidência.

Nas refeições, nada de um jogador começar a comer antes de outro chegar: ninguém tocava em um pedaço de comida antes de todos estarem à mesa. Van Gaal também recomendava aos atletas conversar apenas sobre futebol.

A regra do celular já havia sido utilizada no Manchester United pelo treinador Alex Ferguson. A medida tinha como objetivo evitar o vazamento de notícias sobre o time. Com Van Gaal, a rigidez disciplinar não tem surtido tanto efeito em campo.

Em três jogos disputados pelos Red Devils no Campeonato Inglês 2014/15, a equipe ainda não venceu: foram dois empates e uma derrota, que deixam o time na 14ª posição do torneio. O Manchester United sofreu um vexame ao ser eliminado da Copa da Liga Inglesa pelo Milton Keynes Dons, da terceira divisão, com uma goleada de 4 a 0.