Correio do Estado | 2 de setembro de 2014 - 17:42 meteorologia

Mato Grosso do Sul poderá ter chuva com “alto poder destrutivo”

Isto significa possibilidade de descargas elétricas, rajadas de vento e queda de granizo

A meteorologia aponta possibilidade de chuva forte, com "alto poder destrutivo" (descargas elétricas, queda de granizo e rajadas de vento acima de 50 km/h) nesta quarta-feira (3), em Mato Grosso do Sul. 

De acordo com Cátia Braga, meteorologista do Centro de Monitoramento de Tempo, Clima e Recursos Hídricos (Cemtec-MS), estamos  em um bloqueio atmosférico que impede a entrada de frentes frias. "Entretanto, o que vai fazer chover é o fator termodinâmico (calor e umidade). Nessa época do ano, vem mais umidade da Amazônia e, aliado ao calor, formam-se nuvens pesadas e ocorre a precipitação", explicou.

Ainda conforme a profissional, no Leste do Estado, em municípios como Três Lagoas e Água Clara (MS), já existem alguns pontos onde ocorre chuva forte. Já no Sul, região de Dourados, Fátima do Sul, Ponta Porã e Amambai, a possibilidade de ocorrerem temporais é ainda maior. Em Campo Grande, segundo a previsão, pode chover forte, mas a probabilidade é menor. No entanto, o volume de chuva não será muito elevado.

No último dia 25 de agosto, moradores de Dourados registraram a queda de granizo, que danificou telhados. Em Novo Horizonte do Sul, a chuva também provocou prejuízos e, nesta semana, situação de emergência foi homologada no município.