Demerval Nogueira / Fátima News | 2 de setembro de 2014 - 13:12 Glória de Dourados - Defesa Civil

Defesa Civil desenvolve trabalho sobre segurança em Glória de Dourados

Este trabalho em conjunto tem por objetivo criar um uma “Educação Ambiental” entre os alunos

A Coordenadoria Municipal de Defesa Civil em conjunto com o Departamento Municipal de Resíduos Sólidos, ambos de Glória de Dourados, realizaram intenso trabalho nas escolas municipais e estaduais do município, esclarecendo aos alunos das duas redes escolares a necessidade da efetuação da reciclagem do lixo e também as necessidades de reduzir os riscos de desastres, diminuindo os danos humanos e materiais. Este trabalho em conjunto tem por objetivo criar um uma “Educação Ambiental” entre os alunos das duas redes de ensino e envolver a comunidade nas questões relacionadas ao meio em que vivemos. Temas como, enchentes, queimadas, poluição de rios, incêndios e principalmente no que diz respeito à inadequada disposição do lixo.

A diretora do Departamento Municipal de Resíduos Sólidos (DMRS), Maria Aparecida da Silva Moura comentou sobre o encerramento dos lixões a céu aberto e disse, “nós estamos encaminhando os resíduos sólidos até o aterro sanitário de Dourados, até que o nosso aterro sanitário possa receber o lixo residencial orgânico”, afirma a diretora. Quanto aos materiais recicláveis a população deverá armazená-lo em sacos especiais para que possam ser encaminhados para a reciclagem. Em Glória de Dourados são recolhidos às terças-feiras no lado nascente da cidade e às quartas-feiras, no lado poente.

A Coordenadoria Municipal de Defesa Civil (COMDEC), coordenada por Carlos Roberto Bispo dos Santos e Nívea Oliveira Mezencio Camargo Lima, distribuíram cartilhas explicativas aos alunos e também enfatizaram os cuidados que todos tem que ter ao lidar com equipamentos elétricos e eletroeletrônicos. Carlos Bispo explicou sobre os perigos de queimaduras e danificação dos cabelos ao usarem o equipamento elétrico denominado de “chapinha”. Carlos Bispo e Nívea Oliveira falaram sobre diversificados assuntos no que tange respeito à eletricidade e seus inúmeros perigos. “O nosso principal objetivo é promover ações de prevenção e preparação para os riscos de desastres”, dimensiona Bispo.