Valéria Batista para o Fátima News | 29 de agosto de 2014 - 14:31 Jateí - Caminhada Cultural

Jateí realiza 1ª Caminhada Cultural Brasileira do Serviço de Convivência

1ª Caminhada Cultural do SCFV, envolvendo participantes da sede e distrito Nova Esperança.

No município de Jateí a equipe do Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos para Crianças e Adolescentes realizou na manhã do dia 28 de agosto a 1ª Caminhada Cultural do SCFV, envolvendo participantes da sede e distrito Nova Esperança.

Movimentando a cidade com diversas apresentações, com o tema: Diversidade Cultural Brasileira, a caminhada de maneira harmoniosa percorreu as principais ruas e avenidas da cidade, onde foi apresentada pelas crianças através de danças e caracterizações, a diversidade cultural que se refere a diferentes costumes de uma sociedade, na qual o Brasil por conter um extenso território e apresentar diferenças climáticas, econômicas, sociais e culturais entre as suas regiões.

Neste contexto de aspectos culturais das regiões brasileiras, foram trabalhadas com os beneficiários alguns costumes e tradições regionais. Na região sul: a vaneira, rancheira e chimarrão; Sudeste: o samba e o funk; Centro-Oeste: a catira, polca paraguaia, tereré e a viola; Norte: Boi Bumbá, cultura indígena e  o lundu; e em Nordeste ficou em destaque  xaxado, o forró, a Baiana, a Capoeira e as festas juninas.

O prefeito Arilson Targino, um dos prestigiadores, se surpreendeu com a criatividade dos orientadores e beneficiários, que apresentaram-se de maneira satisfatória chamando atenção de todos pelas riquezas e tradições que o país possui, muitas desconhecidas por alguns jateieneses, principalmente as crianças, que ficaram encantadas. “Parabéns a todos, foi realmente uma atividade que merece destaque e grandes aplausos da plateia” diz o prefeito.

A caminhada marcou o encerramento do projeto Diversidade Cultural Brasileira, desenvolvido pelo SCFV para Crianças e Adolescentes durante o mês de agosto, com a finalidade de levar aos beneficiários uma viagem ao conhecimento sobre a diversidade cultural do país por região, analisando suas características e especificidades. Na coordenação pedagógica de Neide Brito os trabalhos foram desenvolvidos pelos orientadores que a cada semana abordava uma região com acessórios característicos como músicas, costumes, danças, vestes e comidas.

A diretora Antonia Marcilia satisfeita com os bons resultados fez questão de destacar o respaldo da Secretaria de Assistência Social na gerencia da primeira-dama Mafalda, e a dedicação e esforços de toda sua equipe, destacando os orientadores Celino Luiz, Laudilene, Paulo, Simone, Vanderléia, Michelle, Andréia e Marta. “Somos uma verdadeira família parceira e unida, parabéns a todos do SCFV” finaliza a diretora.