Da Redação | 28 de agosto de 2014 - 13:49 Fátima do Sul - ações do novo comando

Comandante do 16º BPM apresenta novo Planejamento Estratégico de Policiamento para Fátima do Sul

Segundo o comandante das mudanças são necessárias para reforçar o trabalho de prevenção

Na noite da última quarta-feira, dia 27, o Comandante do 16º Batalhão de Polícia Militar, Tenente Coronel WELINGTON Luiz Santana Lopes, apresentou na Câmara Municipal de Fátima do Sul, para um grupo de autoridades, diretores de escolas, lideranças das comunidades e parte do efetivo, o novo Planejamento Estratégico de Policiamento para a cidade de Fátima do Sul e demais localidades que compõem a área de atuação da Unidade. Prestigiaram o evento com suas ilustres presenças o Promotor de Justiça da Comarca Dr. Fernando Jamusse, do Delegado Regional de Polícia Civil Dr. Messias Furtado de Souza, Presidente do Conselho Municipal de Segurança Jesus José Ferachin entre outras personalidades.

O novo Plano de Policiamento tem por base a otimização dos recursos humanos e matérias disponíveis na busca de reduzir ainda mais os índices de criminalidade na região, através de ações mais efetivas de policiamento ostensivo preventivo e na retomada de espaços públicos, que hoje se veem dominados por usuários de drogas, desocupados e baderneiros. O Tenente Coronel Welington, enfatizou que o principal objetivo é de resgatar a sensação de segurança da população, visando uma maior proximidade e interação com a comunidade, intensificando as operações de bloqueio e abordagens não só na área central da cidade, mas também, nos estabelecimentos de ensino, onde a proliferação de pseudos baderneiros e usuários de drogas, vem perturbando o ambiente escolar e atrapalhando o sagrado direito de ensino-aprendizagem dos alunos. Está nova forma de emprego do policiamento é uma tentativa de se minimizar o problema da escassez do efetivo, que hoje é o maior problema da Corporação no Estado todo.

Uma das propostas do novo plano para solucionar o problema é redistribuir o efetivo, ampliando o policiamento das viaturas, o que implica na alteração do horário dos policiais nas ruas. As rondas residenciais, escolares e comerciais também fazem parte do plano, dentro do conceito de policiamento que o Oficial definiu como: “Policiamento se faz com polícia nas ruas e bandido na cadeia”.

Segundo o comandante do 16º BPM, essas mudanças são necessárias para reforçar o trabalho de prevenção, mostrando à população que a Polícia Militar está empenhada em promover a ordem pública e a paz social, contanto sempre com a participação e compreensão da população e de seus dirigentes.