Conjuntura Online | 22 de agosto de 2014 - 17:00 eleições em ms

PRP ignora briga por paternidade no PSB e mantém apoio a Marina Silva em MS

O comando do PRP (Partido Republicano Progressista) em Mato Grosso do Sul anunciou nesta sexta-feira (22) que mantém sua posição de apoiar o PSB no plano nacional e, por isso, fará a campanha normalmente de Marina Silva à Presidência da República, independentemente das divergências em torno da mudança na chapa socialista a partir da morte de Eduardo Campos (PSB-PE). 
 
Na última quarta-feira (20), o PSB oficializou a ex-senadora como candidata ao Palácio do Planalto e o deputado federal Beto Albuquerque (PSB-RS) como candidato a vice. 
 
Marina, que antes era candidata a vice na chapa, substitui Eduardo Campos, morto em um acidente aéreo na quarta-feira passada (13), em Santos, no litoral paulista.
 
Liberado nos estados por decisão do diretório nacional, o PRP integra a coligação que apoia a candidatura de Delcídio do Amaral (PT) à sucessão do governador André Puccinelli (PMDB). 
 
Segundo o presidente regional do PRP, Dorival Betini, o partido continua firme com suas convicções políticas e está unido para eleger Marina Silva presidente da República em outubro. 
 
“Não vejo porque mudar o projeto no meio do caminho, até porque os partidos têm adotado um discurso de que é necessária uma nova política baseada em alianças programáticas e não fundamentadas na distribuição de poder”, disse Betini, referindo-se a coligação Unidos pelo Brasil (PSB,Rede,PPS,PPL, PRP e PHS) em favor de Marina Silva. 
 
Ele disse que o presidente nacional do seu partido, Ovasco Resende, participou de reunião fechada na última quarta-feira (20) com integrantes da coligação Unidos pelo Brasil, em Brasília, na qual Marina Silva oficializou internamente sua candidatura à Presidência da República, tendo como vice o deputado Beto Albuquerque. 
 
Além de Ovasco Resende, estavam presentes o secretário-geral do PRP, Lelé Arantes, o presidente Nacional do PHS, Eduardo Machado, o secretário-geral do PHS, Luiz França, o presidente do PPL de São Paulo, Miguel Manso, e o presidente do PPS, Roberto Freire.
 
No sábado, o presidente nacional do PRP segue para Recife, onde participará do lançamento oficial da candidatura de Marina Silva e Beto Albuquerque ao Palácio do Planalto.
 
O PRP participou das eleições municipais em 57 cidades sul-mato-grossenses, incluindo candidaturas próprias a prefeito e coligações com outras legendas.
 
Ao final, o partido elegeu o prefeito de Santa Rita do Pardo, Cacildo Pereira, nove vereadores e o vice-prefeito de Bataiporã, José Antonio.
 
DIVERGÊNCIAS 
 
Ao contrário do PRP e outros partidos aliados, há um clima divergente em alguns grupos políticos em torno das mudanças ocorridas na chapa liderada pelo PSB. 
 
Em Mato Grosso do Sul, por exemplo, o vice-presidente regional do PSB, ex-deputado estadual Sérgio Assis, discorda da indicação do nome da coordenadora executiva do Rede/MS, Tatiana Ujacow, para comandar a campanha de Marina Silva no Estado, conforme garantem interlocutores da coligação. 
 
Na quinta-feira (21), o presidente regional do PSB,  prefeito de Dourados, Murilo Zauith, garantiu que  Tatiana Ujacow deverá coordenar a campanha de Marina Silva no Estado, fato que abriu divergências dentro de setores de seu grupo político.