Diário Digital | 19 de agosto de 2014 - 11:05 Economia

Aumenta o número de cheques sem fundos no MS

No Mato Grosso do Sul, a devolução de cheques em julho/14 foi de 1,72% do total de cheques compensados, maior que a devolução de 1,46% registrada em junho/14. Em julho/13, a devolução de cheques pela segunda vez por falta de fundos no Mato Grosso do Sul havia sido de 1,55% do total de cheques compensados. Esses são os números que revela o Indicador Serasa Experian de Cheques Sem Fundos

Em todo o país o percentual de devoluções de cheques pela segunda vez por insuficiência de fundos foi de 2,24% no mês de julho,. No mesmo mês do ano passado, esse percentual foi de 2,03%. Este é o maior nível de inadimplência para o mês de julho deste o início da série histórica em 1991. Foi uma alta também em relação ao mês dejunho/14, quando a inadimplência com cheques foi de 1,92%.

Os números nacionais no acumulado dos primeiros sete meses deste ano, o percentual de devoluções foi de 2,11%. No mesmo período do ano passado, esse percentual foi de 2,07%. Segundo os economistas da Serasa Experian, a alta da inadimplência com cheques revela a maior dificuldade que o brasileiro está tendo para honrar com seus compromissos financeiros no início deste segundo semestre do ano. Estagnação da economia, juros elevados, inflação ainda em patamar desconfortável e enfraquecimento do mercado de trabalho são alguns dos elementos que contribuem para esta elevação.