Dourados News | 21 de julho de 2014 - 15:47 dourados - protesto

Ainda bloqueada, Perimetral Norte vira campo de futebol para crianças indígenas

Foto: Ademir Almeida

Bloqueada desde o fim da tarde de ontem, a Perimetral Norte, em Dourados, virou campo de futebol para grupos de crianças indígenas que acompanham os pais no protesto por mais sinalização e segurança na via. Meninos jogavam bola pela manhã, quando o Dourados News esteve no local para acompanhar a movimentação.

Um grupo de dezenas de indígenas, tanto moradores da aldeia Bororó quanto moradores da Jaguapiru, se reúne às margens da pista, que está bloqueada com galhos, pneus e outros obstáculos que impedem a passagem de veículos.

Motoristas estão dando a volta, a maior parte pelo Anel Viário, e uma equipe da Força Nacional acompanha a situação de perto, tanto orientando motoristas quanto preservando a segurança dos manifestantes.

O bloqueio da Perimetral Norte foi uma reação da comunidade indígena após o atropelamento de uma mulher de 46 anos, ocorrido ontem. De acordo com lideranças, já são cinco mortes de indígenas ocorridas na via nos últimos meses.

O apelo da comunidade é para que as autoridades responsáveis, no caso o governo do Estado, que é o gestor da perimetral, implante mudanças que podem melhorar as condições de segurança no local, como a instalação de quebra molas e demais sinalizações. A secretaria municipal de governo de Dourados deve intermediar um encontro entre uma comissão indígena e o governador André Puccinelli, em Campo Grande, o que deve acontecer no próximos dias.