vEJA | 21 de julho de 2014 - 14:48 Mobilidade

Para fazer frente ao WhatsApp, Twitter vai incrementar as 'mensagens diretas'

Preocupado com o crescimento do aplicativo WhatsApp, do Facebook, o Twitter planeja incrementar nos próximos meses o recurso de mensagens diretas nos apps para dispositivos móveis da rede — as DMs (direct message, em inglês) permitem que os usuários enviem e recebam textos de até 140 caracteres em conversas privadas. "Nas próximas semanas, vamos melhorar o sistema de exclusão de mensagens diretas e exibiremos uma nova função para que você acesse todo o seu histórico de DMs", explica a rede, em um tuíte enviado pelo perfil de suporte, dedicado a auxiliar os cadastrados do microblog. Estima-se que a próxima atualização do app já apresente novas funcionalidades.

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Mudanças nas DMs — que sofrem por problemas de sincronização entre as versões móvel e para desktop da rede — são um velho sonho do CEO da empresa, Dick Costolo. Em abril, o executivo já indicava reformulações no sistema de conversas entre usuários.

"Há uma oportunidade real para fortalecer o núcleo do Twitter. Queremos facilitar a vida do nosso usuário, fazendo com que uma conversa pública se transforme em um diálogo privado entre amigos”, disse.

Um indicativo de que esse pode ser um bom caminho a seguir é o sucesso do app americano WhatsApp, adquirido em fevereiro pelo Facebook por 19 bilhões de dólares. Criado em 2009, o serviço já ultrapassou a marca de 500 milhões de usuários, com 50 bilhões de mensagens enviadas diariamente.