20 de julho de 2004 - 16:17

Estudantes do RS aprende ciência com aula divertida

Uma aula de ciências que é melhor até do que um passeio. Esse é o privilégio dos estudantes gaúchos que ainda nem entraram em férias.

O Jornal Hoje acompanhou uma dessas aulas e revela que o Museu de Ciências e Tecnologia, um dos mais modernos da América Latina, merece mesmo uma visita de turistas de todas as idades.

O ônibus leva as crianças para um dia cheio de aventuras. Na porta do Museu de Ciências e Tecnologia de Porto Alegre é difícil esconder a curiosidade.

Espelhos mágicos, experimentos que simulam os movimentos de um astronauta, descargas elétricas. Tocar, sentido, ouviu e interagir são experiências de quem visita o museu. Um passeio pelo lugar é como assistir a uma aula de ciências completa e divertida.

O caleidoscópio multiplica o rosto de quem espia. Tem brinquedos que parece mágica. Em deles, o corpo do aluno sumiu. Não é milagre, mas pura ciência.

“No experimento, a princípio, é utilizado espelhos e panos. É uma ilusão de ótica, na verdade” – explicou a monitora Marli Bueno.

Assim, aprender tem jeito de brincadeira. Por todos os corredores os meninos encontram experimentos que simulam fenômenos da química, da biologia e da física.

Uma bola que vou e uma harpa sem cordas. É que o laser capta o movimento dos dedos e reproduz o som do instrumento. No museu tudo é possível.

“Então a máquina vai simular um terremoto” – falou a aluna.

Todo mundo tremendo, sacudindo, sentindo de perto as emoções dessa sala diferente.

“É um jeito diferente de aprender porque lá a gente tem de ficar sentado só olhando o professor. Aqui a gente pode sentir” – comparou a aluna.