Valéria Batista / Fátima News | 6 de maio de 2014 - 10:12 jateí

Jateí promove ação de valorização ao idoso

No município de Jateí a Secretaria de Assistência Social através da equipe do CRAS, promoveu uma ação de valorização à pessoa idosa, com o tema “A importância do Idoso no convívio Familiar”. Uma inciativa apoiada pelo prefeito Arilson Targino.

O evento que envolveu principalmente os integrantes do programa conviver da sede e distrito Nova Esperança onde demonstraram saúde e vitalidade, juntamente com alguns de seus familiares reuniram-se na mobilização, que teve inicio com uma caminhada saudável pelas principais ruas e avenidas da cidade, com faixas, carro de som, balões e muita música, chamando atenção de todos nesta luta.

Na sequência seguindo para o prédio do centro de convivência do idoso, houve uma peça teatral cômica que retratou a realidade, com participantes do Centro de Fortalecimento de Vínculos para Crianças e Adolescentes (Peti) na qual de maneira bem criativa abordou assuntos relacionados aos direitos do idoso, violência, superação e convívio familiar com exemplos de situações diárias.

A palestrante Evinei Arce da Silva Oliveira, falou sobre o tema principal “A Importância do Idoso no Convívio Familiar” onde interagiu com o pessoal com perguntas e comentários, como o que é ser idoso, pré-idoso, algumas estimativas e estudos que visam aumentar a qualidade de vida, e ainda ressaltando sobre os direitos com base na constituição brasileira, o estatuto do idoso, e alguns tipos de violência, como física, verbal, negligência ou abandono, financeiro e autonegligência. “A pessoa idosa tem seus direitos e devem ser respeitados, principalmente começando pela família, que é a base de tudo e segurança para que nunca desanimem” garante Evinei.

O coordenador do Centro de Referência de Assistência Social Marcos Paulo da Silva, ressaltou que a ideia da ação surgiu aleatoriamente devido a vivência no dia a dia, com a necessidade de mostrar a população e familiares do idoso a sua valorização, ressaltando ainda que no município infelizmente existe experiências de idosos isolados sem boas perspectivas de vida. A Secretária de Assistência Social primeira-dama Mafalda Targino que também participou ativamente da ação, explicou que a intenção é humanizar tornar a população mais consciente, mostrando a pessoa idosa que existem órgãos que oferecem todo suporte e apoio necessário.