Terra | 5 de maio de 2014 - 09:08 susto

Acidente em circo deixa 9 artistas gravemente feridos

Um acidente durante uma apresentação do circo Ringling Bros. and Barnum & Bauley, deixou pelo menos 20 pessoas feridas, sendo 9 em estado grave, neste domingo.

O incidente aconteceu 45 minutos após o início o espetáculo, às 11h da manhã, na cidade de Providence, Rhode Island, Estados Unidos.

Oito artistas, que ficavam penduradas numa espécie de “lustre humano”, a mais de 10 metros de altura, caíram. As mulheres ficavam penduradas na estrutura apenas pelos cabelos.

Na queda, a armação derrubou as oito artistas e acertou uma outra que estava no chão. As luzes foram imediatamente apagadas, após a queda da plataforma, para evitar que as crianças vissem as acrobatas caídas no chão.

Hoje, o hospital Rhode Island confirmou os nomes das oito artistas que ficaram gravemente feridas. Na lista divulgada pelo hospital, estão os nomes de Viktoriya Medeiros, Widny Neves, Samantha Pitard, Viktorila Liakhova, Dayana Costa, Julissa Segrera, Stefany Neves e Svitlana Balanicheva.

 

No site oficial do circo, há a informação que, entre as oito artistas que realizam o número chamado "hair-hang", há brasileiras, além de americanas, búlgaras e ucranianas.

O site divulgou um comunicado a respeito do acidente, que afirma que todas as artistas que participavam da performance receberam atenção médico imediatamente e foram transportadas para o hospital local.

Comunicado no site do circo Ringling Bros. and Barnum & Bauley informa a respeito do acidente ocorrido no domingo, 4 de maio
Foto: Reprodução

Uma porta-voz do hospital da cidade afirmou que 11 pessoas foram atendidas no pronto-socorro e outras sete teriam sido admitidas.

Uma equipe irá investigar as causas do acidente para conferir se houve violação ao padrão de segurança exigido.

Um porta-voz da companhia circense disse que “segurança é a prioridade do circo, não somente aos artistas, mas para as famílias” que “vêm para ver as performances do Ringling Bros.”.

Dois shows do circo foram cancelados no domingo e na manhã desta segunda-feira. 

Com informações da Reuters e AP.