Por Autenir Rodrigues | 29 de abril de 2014 - 16:19 opinião

Leia o artigo “Circo Brasil!”, por Autenir Rodrigues

Circo Brasil!

A tática de ludibriar o povo, oferecendo-lhes o chamado “Pão e Circo”, surgiu há muito tempo com os Romanos. A história conta que, com o crescimento urbano vieram também os problemas sociais para Roma. A escravidão gerou muito desemprego na zona rural, pois muitos camponeses perderam seus empregos. Esta massa de desempregados migrou para as cidades romanas em busca de empregos e melhores condições de vida. Receoso de que pudesse acontecer alguma revolta de desempregados, o imperador criou a política do Pão e Circo. Esta consistia em oferecer aos romanos alimentação e diversão. Quase todos os dias ocorriam lutas de gladiadores nos estádios (o mais famoso foi o Coliseu de Roma), onde eram distribuídos alimentos. Desta forma, a população carente acabava esquecendo os problemas da vida, diminuindo as chances de revolta.

Qualquer semelhança com o nosso Brasil atual, não é mera coincidência e sim a constatação de uma prática costumeira, que, sobretudo neste ano, terão doses cavalares para tentar ludibriar a atenção do povo ante à realidade que bate à porta dos brasileiros diariamente.

Problemas a serem mascarados não faltam!A inflação voltando sorrateiramente e se fazendo sentir no orçamento familiar;amaquina pública cada vez mais onerosa e pesada para o bolso do contribuinte, batendo recordes de arrecadação com impostos;a corrupção ramificada em governos atuais e anteriores tirando dos cofres públicos quantias vultosas, na casa dos bilhões de reais; aviolência crescendo descontroladamente; sistema carcerário fracassado; sistema de saúde pública em frangalhos, enfim, a lista é enorme e a insatisfação do povo cresce na mesma proporção.

Óbviamente, seria exagero pensar em unanimidade por parte dos brasileiros quanto a tudo que acontece hoje no País! Para alguns, facilmente manobráveis e já resignados em serem meros expectadores de suas mazelas, as migalhas e esmolas de programas sociais serão suficiente para os manterem escravizados num ciclo de pobreza e dependência do qual não conseguem sair e tão pouco arriscam perder“tudo” por puro comodismo.A estes, pouco circo basta!

Para todos os outros,o Circo Brasil tentará empenhar eficientes estratégias publicitárias, mantendo a imprensa remoendo frivolidades, longe do que realmente importa, enquantotorce para que a mais cara distração dos últimos tempos, aqui refiro-me especificamente à Copa do Mundo no Brasil, não tenha efeito contrario!Um tiro no pé!

Sobretudo, porque a lona do Circo Brasil, sequer será baixada, e já serão anunciados os duelos eleitorais, que sem duvidas vão proporcionar embates vergonhosos e dantescos, refletindo obrigatoriamente tudo o que acontecer no primeiro semestre. Resta saber se seremos apenas platéia desse enredo ou autores de uma mudança necessária e urgente! O sucesso do Circo Brasil será nossa definitiva derrocada!

Autor: AutenirR. de Lima

Funcionário Publico – Jateí/MS