Valéria Batista / Fátima News | 28 de abril de 2014 - 14:05 jateí contra a gripe

Saúde de Jateí vacina contra gripe

O dia D de mobilização aconteceu neste sábado dia 26 de abril

Idosa sendo imunizada contra gripe. (Foto José Carlos / Fátima News)

No município de Jateí na administração do prefeito Arilson Targino (PMDB) a equipe da Secretaria Municipal de Saúde vacina contra a gripe com o slogan: "Vacinação contra a gripe: você não pode faltar".

O dia D de mobilização aconteceu neste sábado dia 26 de abril no postos de saúde da sede e distrito Nova Esperança, já na zona rural a equipe responsável esta percorrendo a localidade para a aplicação das doses, atendendo toda a demanda.

Além dos idosos acima de 60 anos, devem receber a vacina crianças de 06 meses a menores de 05 anos e gestantes em qualquer idade gestacional, puérperas (mulheres no período até 45 dias após o parto), trabalhadores de saúde e pessoas portadoras de doenças crônicas (conforme listagem definida pelo Ministério da Saúde em conjunto com sociedades científicas). Nesses casos, há necessidade de apresentação de prescrição médica (fornecida por especialista) que deverá ser apresentada no ato da vacinação.

Para as pessoas com problemas de locomoção o Secretário de Saúde Geberson Alves explica que a equipe de vacinação estará visitando as residências realizando a imunização destes pacientes.  “Visamos à prevenção, pois a vacina é de graça e todas as pessoas público alvo deverão ser imunizadas, não esquecendo a atualização da carteirinha de vacinação”, alerta.

As doses estão disponibilizadas nos três postos de saúde do município, no distrito de Nova Esperança; Assentamento Gleba Nova Esperança; e no Centro de Saúde de Jateí.A responsável pela vacinação Maria Aparecida Diniz explica que a meta de Jateí estimulada pelo ministério de saúde é vacinar 80% do público alvo, equivalente a 943 pessoas. “É importante que todas as pessoas da faixa etária específica se conscientizem, e tomam a dose da vacina, assim atualizando o cartão de vacinação, para evitar grandes problemas futuros” finaliza a responsável.