Da Redação | 24 de abril de 2014 - 14:49 saúde

Vacina da dengue estará pronta apenas em 2015

A vacina contra o vírus da dengue deverá estar pronta para ser distribuída somente em 2015. O infectologista da Faculdade de Medicina da USP (Universidade de São Paulo) Esper Kallas afirma que, apesar do grande volume de casos em algumas regiões do estado, não é possível pular etapas.

O especialista ressalta, porém, que a adoção de alguns processos poderá ajudar no desenvolvimento da vacina contra dengue, que será eficaz contra todos os tipos de vírus. "O que a gente precisava fazer é trabalhar duro, conseguir os financiamentos para a realização dessas pesquisas, obter os apoios institucionais para realizar esses projetos tão importantes, mas nós não podemos queimar etapas. Exceto em situações de absoluta calamidade pública, a gente tem que respeitar as etapas de segurança para ter certeza se o que a gente vai aplicar nas pessoas é da mais absoluta confiança".

 

Aumento de casos

Campinas e Osasco estão entre as duas cidades paulistas que mais sofrem com o alto índice de infectados pela dengue neste ano. O munícipio da Grande São Paulo registra, até o momento, aproximadamente mil casos. Em Campinas, a situação é ainda pior: mais de cinco mil pessoas contraíram a doença e duas morreram desde o começo do ano. 

Na cidade do interior, chama a atenção a aparição do tipo 1, ausente da região desde a década de 1990. Já em Osasco, o vírus tipo 4 da dengue tem sido o maior responsável pela epidemia na região.

Neste ano, São Paulo tem apresentado números na contramão do Brasil. Enquanto no país, os casos da doença caíram 76,7% sobre 2013. No estado, os registros estão 42% maiores.