Uol | 15 de abril de 2014 - 15:39 rebelião

Sobe para sete o número de presos mortos na penitenciária de Pedrinhas

Subiu para sete o número de presos mortos no Complexo Penitenciário de Pedrinhas, em São Luís. André Valber Mendes, 26, foi encontrado na noite dessa segunda-feira (14) enforcado no Centro de Detenção Provisória (CDP). Esta foi a terceira morte no complexo em apenas três dias. 

Segundo a Sejap (Secretaria de Estado de Justiça e Administração Penitenciária), o preso Wesley de Sousa Pereira também foi encontrado morto no domingo (13) com sinais de enforcamento. No sábado (12), João Altair Oliveira foi achado na Central de Custódia de Presos de Justiça com perfurações pelo corpo.

Ampliar
Presídios no Maranhão
Detentos em cela de prisão em Açailândia, no Maranhão João Fellet/BBC Brasil

As outras mortes registradas no complexo este ano foram de Pedro Viegas, estrangulado no interior de uma cela; Sildener Pinheiro Martins, que teve o corpo encontrado em uma cela do Centro de Detenção Provisória; Josivaldo Pinheiro Lindoso, que estava no Centro de Triagem, para onde tinha sido levado apenas dois dias antes, quando foi detido, e apresentava indícios de estrangulamento; e Jô de Souza Nojosa, que cumpria pena no Central de Custódia de Presos de Justiça, também estrangulado.

Todas as mortes estão sendo investigadas pela secretaria e pela polícia. O complexo de Pedrinhas está com a segurança reforçada desde dezembro, com apoio da Força Nacional e da Polícia Militar. O sistema prisional maranhense está em estado de emergência, para que novas unidades sejam construídas.

Ampliar
Violência no Maranhão82 fotos 20 / 82
9.jan.2014 - Preso do complexo penitenciário de Pedrinhas, em São Luís, no Maranhão, é levado para receber atendimento médico depois de ter sido ferido durante uma briga entre gangues rivais dentro do presídio. A imagem foi divulgada nesta quinta-feira (9) Douglas Cunha/Reuters

No Estado, o número de mortes chega a onze, sendo que uma delas ocorreu em um hospital, dois dias após o preso ser espancado por colegas de cela.

Em 2013, Pedrinhas foi o complexo de presídios campeão em mortes no país, com 60 casos --o que representou quase um terço dos assassinatos. As mortes teriam relação com a briga de facções criminosas, que disputam poder nos presídios da unidade. (Com informações da Agência Brasil)