14 de abril de 2014 - 17:02 Operação Semana Santa

PMA inicia nesta terça-feira Operação Semana Santa

A PMA (Polícia Militar Ambiental) deflagra das 8h de amanhã (15), até 8h de terça-feira que vem (22), a “Operação Semana Santa”. A ação contará com efetivo de 300 homens e a fiscalização que foi intensificada desde a semana passada, será ainda mais rigorosa. Da Redação

Com o feriado prolongado próximo e a tradição religiosa de se consumir peixe durante a Semana Santa, o número de turistas de fora e do Estado aumenta significativamente nos rios e a fiscalização precisa estar presente no intuito de se prevenir a pesca predatória.

De acordo com as informações da PMA, os comandantes das 25 subunidades da polícia estarão de prontidão em suas respectivas áreas.

Serão desenvolvidas também barreiras e combate ao desmatamento e carvoarias irregulares, extração e transporte de madeira e carvão ilegais, crimes contra a fauna e outros crimes ambientais, com visitas às propriedades rurais. Quatro equipes da sede (Campo Grande) estarão itinerantes, em áreas mais críticas, fiscalizando todos os tipos de crimes e infrações ambientais.

Efetivo da Capital também estarão reforçando as cidades do interior banhadas por rios piscosos, como Coxim, Aquidauana, Corumbá e Miranda. Atenção especial será dada ao rio Aquidauana, local com tradição de pesca desportiva e profissional, bem como a existência de vários hotéis pesqueiros e de ranchos de lazer.

Como na operação passada, a PMA espera que esta seja tranquila, diferentemente da operação de 2012.

No ano passado, com 76 kg de pescado apreendidos, foi a operação em que se apreendeu a menor quantidade do produto desde 2005, mas os policiais retiraram de redes apreendidas nos rios, quase 100 kg de peixes vivos que foram soltos. Foram apenas 17 autuados. Porém, em 2012, foram apreendidos 362 kg, com 47 autuados.