Notícas da TV | 12 de abril de 2014 - 10:45 Ironia do destino

Após vazar piloto, Fantástico denuncia hackers neste domingo

Após o vazamento do piloto do novo Fantástico na internet, na sexta-feira (4), o programa da Globo mostrará neste domingo (13) como funcionam os crimes cibernéticos e de que maneira os hackers invadem os computadores.

Na chamada, Tadeu Schmidt faz um alerta: "O seu computador pode estar sendo usado por um hacker neste exato momento e você nem está sabendo, para fraude financeira, roubo de informação, terrorismo".

Durante a apuração, a repórter Renata Ceribelli visitou um centro de pesquisa nos Estados Unidos que passa 24 horas por dia procurando ameaças e criando defesas para os crimes virtuais, justamente o que a Globo sofreu no dia 4, quando teve o piloto do Fantástico vazado na internet.

Na ocasião, um vídeo de 45 minutos com o novo formato do programa foi transmitido por um canal da plataforma Justin.TV, o AbsurdaTV. A exibição foi vista por cerca de 200 pessoas. O piloto, conteúdo totalmente secreto, caiu na rede três semanas antes de o novo formato estrear, no próximo dia 27. O Fantástico ganhará uma redação-cenário, com palco, "auditório" formado por jornalistas e sofás. Terá também emoticons, cavalinhos falantes e making of das reportagens.

A Globo diz ter sido vítima de "um crime de furto de conteúdo protegido". O clima de terror se instaurou na emissora. Como em uma CPI, a rede investiga quem deixou vazar o piloto. Jornalistas e profissionais de tecnologia da informação têm sido chamados para "depor", e um chefe no Rio de Janeiro avisou que cabeças vão rolar. O vazamento ocorreu em uma espécie de intranet em que se trocam vídeos com afiliadas.