Yahoo | 12 de abril de 2014 - 07:44 medicina

“Espero ter uma família”, diz mulher com vagina implantada em laboratório

Médicos conseguiram implantar com sucesso uma vagina criada em laboratório.

Médicos dos Estados Unidos conseguiram implantar com sucesso uma vagina criada em laboratório. Os órgãos foram implantados em quatro adolescentes por médicos do Wake Forest Medical Centre, no estado da Carolina do Norte. O implante foi feito a partir de células retiradas a partir de amostras de tecido das próprias adolescentes, conforme informações da revista New Scientist.

Para confeccionar o implante e imitar o canal vaginal, foi utilizado um molde biodegradável. Os implantes foram realizados entre 2005 e 2008. Na época, as quatro adolescentes tinham entre 13 e 18 anos. Todas nasceram com a síndrome de Mayer-Rokitansky-Küster-Hauser, uma doença rara em que a vagina e o útero estão mal-formados ou não se desenvolvem.

Uma das adolescentes é uma mexicana de 18 anos. Ela foi entrevistada e contou as dificuldades físicas e emocionais de lidar com uma doença tão severa. "Com o passar do tempo, você se sente estranha em não poder fazer as mesmas coisas que uma menina da sua idade faz. Fiquei muito assustada com a possibilidade de nunca ser mãe", disse a garota à New Scientist.

"Espero ter uma vida normal e ser mãe", afirma a mexicana. O primeiro implante foi realizado há oito anos, mas os médicos queriam esperar quais seriam as reações dos organismos das mulheres após a implantação de uma vagina e um útero artificial no corpo delas. O principal medo dos cientistas era infecção causada pela rejeição do órgão pelo organismo. Fantástica invenção, não é?