Terra | 11 de abril de 2014 - 14:12 Política

Política Deputados vão à China e genro de Silvio Santos assume Câmara

O deputado federal Fábio Faria (PSD-RN) ocupará interinamente a presidência da Câmara dos Deputados com a ida de Henrique Eduardo Alves (PMDB-RN) para a China e a renúncia do petista André Vargas (PR) da primeira vice-presidência. Faria é conhecido no noticiário de celebridades por namorar a filha do dono do SBT, Silvio Santos, e por ter mantido um relacionamento com a apresentadora Sabrina Sato.

Em 2009, Fábio Faria se envolveu no escândalo da “farra das passagens” por ter usado sua cota parlamentar para pagar uma viagem a Adriane Galisteu, outra mulher com quem manteve um relacionamento. Quando o caso foi revelado, o parlamentar afirmou que tinha um “grau de parentesco” com a apresentadora na época da viagem. Patrícia Abravanel, filha de Silvio Santos, espera um filho do parlamentar.

O presidente da Câmara e uma delegação de seis parlamentares embarcaram na noite de ontem para uma visita oficial à China, por sete dias. Além do Alves, integram a comitiva os deputados Marco Maia (PT-RS), o líder do governo, Arlindo Chinaglia (PT-SP), o líder do PMDB, Eduardo Cunha (RJ), o líder do PSDB, Antonio Imbassahy (PSDB-BA), Felipe Maia (DEM-RN) e Osmar Junior (PCdoB-PI).

Deputados farão escala em Dubai
Os deputados viajam a convite do governo chinês, para fazer um intercâmbio entre os parlamentos dos dois países. O retorno da comitiva está previsto para o dia 20. Até lá, Henrique Alves receberá diárias de US$ 550, enquanto os demais recebem US$ 428 para pagar despesas.

Antes de chegar à China, os deputados farão uma escala em Dubai, nos Emirados Árabes, onde se reunirão com o embaixador brasileiro João Mendonça de Lima Neto. Segundo a assessoria da presidência da Câmara, Henrique ficará no hotel Kempinski, e não no Burj Al Arab, um dos mais luxuosos do mundo, como fora divulgado em março.

A formalização da renúncia do deputado André Vargas à vice-presidência da Câmara ainda não foi feita, mas o petista já anunciou que abriu mão do cargo e está licenciado do mandato. Dessa forma, Faria assumirá as funções de presidente na semana que vem.