ROGÉRIO SANCHES / FÁTIMA NEWS | 10 de abril de 2014 - 11:07 PREFEITURAS FECHAM NESTA SEXTA

Prefeitura de Fátima, Vicentina, Jateí, Glória e Deodápolis fecham nesta sexta por protesto

A paralização é nacional através da CNM (Confederação Nacional de Municípios),

Prefeitos de Fátima, Vicentina, Jateí, Glória de Dourados e Deodápolis - FOTOS: ROGÉRIO SANCHES / FÁTIMA NEWS

Os municípios de Fátima do Sul, Vicentina, Jateí, Glória de Dourados, Deodápolis, Novo Horizonte do Sul e Ivinhema, que fazem parte do SUDECO, estão fechando as suas prefeituras em sinal de protesto ao arrocho de recursos federais.

A paralização é nacional através da CNM (Confederação Nacional de Municípios), juntamente com a Assomasul. Marcada para esta sexta-feira (11) de abril, a ação visa levar à capital de cada Estado o maior número de pessoas possível para dar voz e força ao movimento municipalista.

As prefeituras de todo o Brasil passam por um momento crítico na história do municipalismo. Uma crise que se estende por anos e só piora devida a quantidade de novas obrigações impostas ao ente municipal. Além disso, programas subfinanciados e convênios com governos estaduais e federal só contribuem para a “falência dos Municípios”.

A Confederação Nacional de Municípios (CNM) quer o apoio de quem vive no Município. Portanto, o envolvimento da população é indispensável para o sucesso deste movimento. E apesar de ser feito em cada capital, a ideia é unificá-lo para assim chamar a atenção de todo o País.

O objetivo é alertar os deputados estaduais, deputados federais e senadores para a série de leis aprovadas por eles que definem serviços sem a indicação de uma fonte de financiamento e que só prejudicam a gestão municipal.

O slogan da campanha “Você nasceu aqui, não o deixe morrer” faz um apelo para que os cidadãos conheçam as verdadeiras causas da crise e entendam por que os Municípios estão falindo. A cartilha da CNM e o hotsite da campanha trazem dados precisos dessa realidade.