Uol | 10 de abril de 2014 - 09:07 trama

Em Família: Alice se joga no mar ao descobrir que é fruto de estupro

Reprodução/TV Globo

Alice (Erika Januza) vai descobrir que é fruto de um estupro e viverá momentos de extrema dor na novela Em Família, da Globo. A jovem ouvirá uma conversa entre Neidinha (Elina de Souza) e Virgílio (Humberto Martins) escondida. Ela correrá para uma praia e mergulhará no mar de roupa e tudo como que estivesse querendo se limpar e quase se afogará.

Desesperada por sua triste origem, a jovem vai ligar para Luiza (Bruna Marquezine) e pedirá para que a amiga a socorra. A filha de Helena (Julia Lemmetz) mal vai compreender o que pode estar acontecendo, mas irá na mesma hora ao encontro de Alice. Apesar da dor que sente, ela resolverá que precisa investigar quem fez isso com sua mãe, levantando a bandeira de mais uma campanha social na novela: a de vítimas de violência sexual.

Luiza passará a noite toda consolando a amiga e a aconselhará a falar com Neidinha antes de tomar qualquer atitude. A conversa entre mãe e filha promete ser emocionante: “Já sei de quem sou filha. De ninguém! Mais claramente: de um estupro que você sofreu e que não denunciou”, dirá Alice a Neidinha, que tentará negar. “Ouvi tudo da sua própria boca”, revelará a estudante.

No roteiro da cena entregue às atrizes, o autor Manoel Carlos pede para que a reação de Alice seja explosiva. “Não pensou, em nenhum momento, que só dependia de você sossegar meu coração? Que ninguém mais podia fazer isso por mim? Não tinha o direito de me esconder a verdade”, vai gritar a jovem.

Neidinha enfrentará firme os questionamentos da filha e reviverá o momento mais duro de seu passado. No final, elas acabarão se abraçando, unidas pelo mesmo sentimento. Em seguida, Alice já vai aparecer dando início a uma investigação em busca do criminoso que estuprou sua mãe há mais de 20 anos.

O primeiro passo dela será procurar uma ONG de apoio a mulheres que sofreram estupro. “Meu nome é Alice e... eu sou fruto de um estupro. Eu vim aqui em busca de alguma ajuda, algum caminho para tentar fazer justiça”, dirá ela, diante de um grupo de mulheres, incluindo Luiza, Helena e Neidinha.

Essa sequência será mostrada ao longo de três capítulos a partir do próximo dia 16.