Nova News | 8 de abril de 2014 - 18:00 Tecnologia

Aplicativo ajuda a recuperar veículos roubados, furtados ou clonados

Um aplicativo para Smartfones está colaborando para que a polícia consiga interceptar veículos roubados, furtados ou clonados. O Sistema Nacional de Segurança Pública (Sinesp) foi criado para possibilitar a consulta de qualquer veículo. Confira a página do aplicativo, clique aqui. O programa é chamado de “Sinesp Cidadão” e esta disponível para Android e iPhone. 

O sistema se transformou em uma arma bastante útil para a identificação de veículos suspeitos. As informações dos veículos são registradas na base nacional do cadastro do Departamento Nacional de Trânsito (DENATRAN), onde qualquer pessoa com um aparelho móvel pode consultar os veículos, basta inserir os dígitos da placa e o sistema informa a situação do carro, em segundos. 

O aplicativo esta se tornando cada vez mais frequente nas telas dos celulares (Foto: Germino Roz/Nova News )

Um leitor do Nova News, morador da cidade de Nova Andradina, que preferiu não se identificar, entrou em contato com a redação para descrever a utilidade do aplicativo. Segundo ele, foi um primo de outro Estado que teria apresentado a novidade. “Eu baixei, é rápido, como um aplicativo qualquer, deixei lá no meu celular. Um dia estava na Praça Brasil e vi um veículo Fiat Uno com características suspeitas, não pensei duas vezes, consultei a placa do carro e, para minha surpresa, o veículo era furtado”, disse ele.

Perguntamos se ele acionou a polícia e, a resposta foi negativa, o leitor confessou que ficou com medo de denunciar, mas afirmou que se houver outra oportunidade ele fará a denúncia no 190. “Meu primo havia me explicado como funcionava o aplicativo, mas no momento que acusou na tela do meu celular eu fiquei assustado e acabei não acionando a polícia”, contou. Segundo ele, o receio era que a polícia não soubesse da existência do aplicativo e, ele fosse classificado como uma pessoas que estaria passando um trote. 

As autoridades policiais orientam que nenhum cidadão deve fazer aborde ou se aproxime de veículos cadastrados no sistema com registro positivo de roubo ou clonagem de placa. É preciso acionar o 190 para que uma equipe policial seja direcionada ao local. A iniciativa tem o objetivo de possibilitar consulta de dados para qualquer pessoa, ampliando a proteção da sociedade brasileira com a participação de todos os cidadãos. 

O aplicativo foi idealizado pela Secretaria Nacional de Segurança Pública (Senasp), órgão do Ministério da Justiça e desenvolvimento juntamente com o Serviço Federal de Processamento de Dados (Serpro). Clique aqui para baixar o aplicativo.