Valéria Batista / Fátima News | 8 de abril de 2014 - 12:44 JateÍ - Meio Ambiente

Meio Ambiente de Jateí e UEMS desenvolvem projeto de reutilização de bagaço

Foto: Divulgação

A Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul em parceria com Secretaria Municipal do Meio Ambiente de Jateí desenvolve o projeto de produção de Biotubetes apartir do bagaço da cana.

O projeto de extensão “A reutilização do bagaço e meio ambiente” desenvolvido pela UEMS do município de Glória de Dourados do curso Técnico em Produção Sucroalcooleira é uma ideia da elaboração e produção de Biotubetes, que surgiu da necessidade de recuperar áreas degradadas de Glória e região.

Os professores responsáveis Margareth Batistote e José Evaristo, explicam que a importância do Biotubete foi agregar para o bagaço um valor ambiental, na qual o resíduo apresenta uma alta concentração de matéria-orgânica que possibilitará a maior facilidade de decomposição para o micro organismos decompositores do solo, bem como o plantio e preservação de mudas regionais.

O projeto foi apresentado recentemente a 180 alunos do ensino médio da Escola Estadual Eufrosina Pinto do município de Glória de Dourados. O Secretário de Meio Ambiente de Jateí Odair Ferreira Marim explica que visando à preservação do meio ambiente tem auxiliado para a elaboração dos tubetes, que são recipientes utilizados para a produção de plantas em viveiros, e ainda todo o suporte necessário do prefeito Arilson Nascimento Targino (PMDB).