Notícas da TV | 2 de abril de 2014 - 08:31 ibope de março

Em um ano, TV aberta perde audiência de duas Rede TV!

As pessoas estão vendo mais televisão, mas assistem cada menos televisão aberta. Em um ano, o número de televisores ligados cresceu 2,1 pontos percentuais na Grande São Paulo, de 39,6% para 41,7%. Mas, paradoxalmente, a audiência das grandes redes caiu. Entre março de 2013 e março de 2014, a TV aberta perdeu o equivalente a duas Redes TV!, a quinta rede do país.

Segundo dados do Ibope, a audiência dos chamados OCN (sigla para outros canais, que englobam TV por assinatura e emissoras UHF) foi de 6,7 para 8,5 pontos, uma alta de 1,8 ponto. É quase o dobro da Rede TV!, que fechou março com 1,0 ponto na média das 7h à meia-noite. Ou seja, as pessoas estão vendo mais televisão paga.

A Globo foi a emissora que mais perdeu público. Em um ano, sua média diária baixou meio ponto. Foi 14,1 para 13,6 pontos. A menor audiência da novela Em Família, carro-chefe da programação, e de programas como Fantástico e BBB, explicam a queda da emissora.

SBT e Band também caíram no período. Em março, a emissora de Silvio Santos cravou 5,0 pontos, um décimo a menos em comparação com março de 2013. A Band também perdeu um décimo e registrou 2,4 pontos.

Apenas a Record e a Rede TV! tiveram crescimento de audiência entre as principais emissoras. A Record teve média de 6,3 pontos, um décimo a mais do que em março de 2013. A Rede TV! cresceu dois décimos, de 0,8 para 1,0.

Cada ponto equivale a 65 mil domicílios na Grande São Paulo.