Demerval Nogueira / Fátima News | 26 de mar�o de 2014 - 14:43 Glória de Dourados

Escolas recebem palestras sobre reciclagem e defesa civil em Glória de Dourados

Os trabalhos em conjunto esclarecem aos alunos e professores a necessidade da reciclagem do lixo

Foto: Demerval Nogueira / Fátima News

O Departamento de Resíduos Sólidos (DRS) e a Coordenadoria Municipal de Defesa Civil (Comdec) de Glória de Dourados estão realizando palestras na Rede Municipal de Ensino (Reme), em breve também farão esse trabalho nas escolas estaduais. Os trabalhos em conjunto esclarecem aos alunos e professores a necessidade da reciclagem do lixo e também as necessidades de reduzir os riscos de desastres, diminuindo os danos humanos e materiais.

Este projeto foi desenvolvido com o objetivo de criar uma ”Educação Ambiental” entre os alunos das diversas redes de ensino e envolver a comunidade nas questões relacionadas ao meio em que vivemos. Temas como, enchentes, queimadas, poluição de rios, incêndios e principalmente no que diz respeito à inadequada disposição do lixo. Tem por objetivo estimular a mudança de hábitos a partir da atuação na comunidade escolar, com a formação de cidadãos mais esclarecidos e devidamente conscientes quanto ao uso racional e às leis ambientais.

Durante as palestras são apresentados vídeos e distribuição de cartilhas educativas. O projeto relata a problemática dos resíduos sólidos e enfatiza a importância da reciclagem através das coletas seletivas. A diretora do DRS, Maria Aparecida da Silva Moura esclarece, “sabemos que cuidar do meio ambiente é responsabilidade de todos e a escola é um local favorável ao processo de educação ambiental”, relatando ainda, “as mesmas são grandes geradoras de resíduos sólidos, sendo assim, é importante o envolvimento dos alunos e educadores nesta missão”, conclui a diretora.

A Coordenadoria Municipal de Defesa Civil é conduzida pelo coordenador Carlos Roberto Bispo dos Santos e Nívea Oliveira Mezencio Camargo Lima. Nívea Mezencio disse que as cartilhas explicativas são fornecidas pela Secretaria Nacional de Proteção e Defesa Civil juntamente com o Ministério da Integração Regional. “As cartilhas explicativas esclarecem sobre enchentes, desmoronamento de terra, lixo, queimadas, com orientações práticas de prevenção”, elenca Nívea Camargo. O coordenador da Comdec, Carlos Bispo destacou a importância da defesa civil e dimensionou, “o principal objetivo da instituição é promover ações de prevenção e preparação para os riscos de desastres e, assim, proteger as pessoas”.