DEMERVAL NOGUEIRA / FÁTIMA NEWS | 25 de mar�o de 2014 - 20:16 GLÓRIA DE DOURADOS - MAIS MÉDICOS

Glória de Dourados fortalece saúde e já trabalha com dois médicos Cubanos

Secretário de Saúde Fausto José de Souza, médicos Yeniel e Geraldo - Foto: Demerval Nogueira

O município de Glória de Dourados recepcionou os médicos clínicos gerais, Yeniel Perez Fernandez e Geraldo Reyes Reyes, que vão prestar serviços nos programas Estratégia Saúde da Família (ESF's), a partir do mês de abril. Os médicos cubanos foram recebidos pelo prefeito Arceno Athas Júnior e o secretário municipal de Saúde, Fausto José de Souza. 

Os dois médicos se formaram em medicina na cidade de Santiago de Cuba. Yeniel Perez tem 12 anos de trabalho e já exerceu a profissão por 3 anos na Venezuela. Geraldo Reyes tem 20 anos de experiência e também já trabalhou na Venezuela por um período de 6 anos, ambos nos serviços de saúde pública venezuelano.

O prefeito Arceno Athas Júnior deu boas vindas aos novos integrantes do quadro de médicos da família, destacou a importância da presença dos dois profissionais em Glória de Dourados, elogiou o Programa Mais Médicos e salientou, "com mais dois médicos faremos uma saúde ainda melhor em nosso município", disse o prefeito. Athas disse também que "os novos profissionais da área vão se juntar aos demais doutores, Hélia, Eduardo, David e Hudson, desta forma terão seis médicos atuando na área de saúde pública do nosso município".

Para o secretário municipal de Saúde, Fausto José de Souza, "a presença de mais dois profissionais na área médica reforça ainda mais o nosso sistema de trabalho, que sempre objetivamos atender a população dentro de um patamar considerado bom. Tudo isto graças aos esforços do prefeito Arceno Athas Júnior que sempre tem envidado esforços no sentido de melhorar e aumentar o quadro de profissionais e consequentemente, a saúde em nosso município", descreve Souza. O Programa Mais Médicos vai contar com 13.225 médicos atuando em todo o país até abril, atendendo à demanda apresentada pelos municípios. O programa foi criado pelo governo federal em julho de 2013.

O médico Yeniel Perez disse, "tenho uma ótima expectativa de trabalho e pretendo exercer a função da melhor forma possível, atendendo os mais carentes e com o objetivo de inserir a comunidade como um todo em nossa área de trabalho". Por outro lado, Geraldo Reyes argumentou, "sentimo-nos bem com a acolhida por parte do prefeito e demais autoridades e esperamos atender o público alvo, com o maior carinho possível e usando nossos conhecimentos dentro da medicina com o intuito de dar a nossa parcela de contribuição aqueles que mais necessitam da saúde pública".  Reyes disse que já mantiveram contatos com as pessoas que vão trabalhar juntos, inclusive, o distrito de Guassulândia.