25 de mar�o de 2014 - 16:25 campo grande

Câmara aprova Política Municipal de Estímulo à Prevenção e ao Combate a Incêndios

Prevenir incêndios é tão importante quanto saber apagá-los ou mesmo saber como agir corretamente no momento em que eles ocorrem. Com objetivo de unificar as ações do Poder Público relacionados ao combate e prevenção a incêndios na capital, a Câmara Municipal de Campo Grande aprovou em primeiro turno de votação uma série de ações.

Pela nova determinação, ficará a caráter do Poder Público a criação de campanhas educativas e de conscientização sobre medidas de prevenção e combate. "Precisamos conscientizar nossa população sobre como agir nesses casos. Se uma fábrica de piscinas pega fogo, como aconteceu recentemente na saída para Três Lagoas, os funcionários, moradores e os próprios empresários do local não sabem o que fazer", pontuou a autora do projeto, vereadora Grazielle Machado (PR) completando que a conscientização deve começar pelas crianças, através de ações educativas, do ensino de forma lúdica.

Grazielle ainda lembrou que o início de incêndio e outros sinistros de menor vulto podem deixar de se transformar em tragédia, se forem evitados e controlados com segurança e tranquilidade, por pessoas devidamente conscientes das medidas necessárias de prevenção. "É imprescindível a tomada de consciência por parte da população. Para isso, é necessário que ocorram ações educativas contra acidentes ocasionados por incêndios e, também, para que sejam tomadas providências no sentido de atender aos itens de segurança recomendados pelas normas vigentes para a prevenção de incêndio e pânico", definiu.

Pelo texto do projeto, a Prefeitura Municipal terá que criar um cadastro Municipal de Profissionais e empresas na área de prevenção e combate, organizar um levantamento das situações que representam maior risco a população e fortalecer as ações de fiscalização. A proposta, deverá voltar a votação em segundo turno.