Folha | 19 de mar�o de 2014 - 14:29 venda de disco

Disco do padre Marcelo Rossi foi o mais vendido em 2013

"Já Deu Tudo Certo", do padre Marcelo Rossi, e "Remixed", de Roberto Carlos, foram os discos mais vendidos em 2013 no Brasil, de acordo com relatório da ABPD (Associação Brasileira de Produtores de Disco) divulgado nesta quarta-feira (19).

Na terceira posição, ficou "Um Ser Amor", de Paula Fernandes. Os três discos têm em comum o fato de serem EPs (sigla de "extended play"), álbuns com menos faixas e preços mais baixos.

Apesar de estarem no topo da lista de mais vendidos, "Já Deu Tudo Certo" e "Remixed", ambos da Sony Music, foram lançados apenas no final do ano passado, no valor de R$ 9,90 cada um. O EP de Paula Fernandes, da Universal Music, saiu na metade do ano.

  Victor Moriyama-28.abr.2013/Folhapress   O padre Marcelo Rossi, topo da lista de discos mais vendidos no Brasil, em 2013

A cantora sertaneja também ocupa o quarto (edição de luxo de "Um Ser Amor") e sexto ("Multishow ao Vivo") lugares da lista. A cantora Anitta, com seu álbum de estreia ("Anitta"), lançado pela Warner Music, ficou em quinto lugar.

A associação divulga apenas o ranking dos álbuns mais vendidos, sem especificar a quantidade de unidades comercializadas nem o faturamento de cada CD.

A lista ainda inclui, entre os dez mais vendidos no Brasil, os artistas Luan Santana, Damares, Padre Reginaldo Manzotti e a banda teen britânica One Direction.

Já os DVDs mais vendidos no país no ano passado foram os da turma do Balão Mágico, Luan Santana, Paula Fernandes, Xuxa e da cantora americana Beyoncé.

O relatório ainda informa que as receitas de comercialização de música em formato digital cresceram 4,3% no mundo todo, impulsionadas principalmente pelos serviços de streaming.

Só no Brasil, o crescimento foi de 22,39% em relação a 2012, graças ao aumento de downloads tanto de faixas avulsas quanto de álbuns completos.

No entanto, a venda de música em formato físico (CDs e DVDs) caiu pelo segundo ano consecutivo no país —cerca de 15,5%. Combinados o mercado físico e o digital no Brasil em 2013, houve diminuição de 4,75% em relação às vendas de 2012.