Da Redação | 13 de mar�o de 2014 - 09:00 fátima do sul - alerta a consumidores

Administrador de Redes alerta consumidores de Fátima do Sul na hora de comprar equipamentos

Cuidado na compra de equipamentos e prestação de serviços, como computadores, notebooks, smartphones e tablets.

Detalhe interno de um computador

Graduado em Multimídia e Pós-Graduado em Redes e Telecomunicações pelas Faculdades Uniderp de Campo-Grande e Dourados - MS, o Administrador de Redes, Wagner Assunção Anderson informa ao consumidor para ter mais cuidado na compra de equipamentos e prestação de serviços, como computadores, notebooks, smartphones e tablets.

“Com a alta do dólar, as grandes redes de lojas que revendem eletro-eletrônicos, se desdobram para vencer a concorrência. O Brasil praticamente não produz os componentes como memórias, processadores e placas-mae, que são o carro chefe de um sistema computacional, tendo que importar diretamente da china ou Japão. A concorrência entre as grandes revendas está enorme.

Há quem diga que a essa concorrência traz benefícios para o consumidor, mas nem sempre.  Na área da tecnologia, a concorrência pode trazer a depreciação e a baixa qualidade dos serviços e produtos. É comum ver produtos de informática e telecomunicações montados no Brasil que levam por cima só mais um carimbo da marca montadora e não do fabricante em si, quando o interior desses produtos, não passa de componentes de baixo custo, vindo da china, maior produtor e quase absoluto de componentes eletro-eletrônicos, para suprir a demanda das classes mais baixas do Brasil que possuem baixo poder aquisitivo. Não que a China não produza componentes bons, ao contrário, ela produz desde os piores, aos melhores deles.

Um equipamento de baixo custo traz diretamente ao cliente, menor tempo de vida, lentidão e manutenção. Não que o cliente deve comprar o mais caro, absolutamente não. O que não se deve, é comprar logo o mais barato! O correto é fazer uma relação custo-benefício. No mercado brasileiro, existem produtos bons, só precisamos ter algum entendimento e pesquisar.

Já na questão de serviços, é aconselhável que as empresas e clientes finais, procurem profissionais com estudos avançados na área da Tecnologia da Informação. Um profissional bem instruído, irá resolver os problemas computacionais num intervalo de tempo menor, com mais segurança das informações e otimização de custos.

Vamos ficar atentos, consulte um técnico de tecnologia de sua confiança. “Tem muito comércio e prestadores de serviços vendendo gato por lebre, e quem sai perdendo é o consumidor.”