Edição de Notícias | 20 de fevereiro de 2014 - 08:53 violência contra a mulher

Jovem é agredida, ameaçada e colocada para fora de casa pelo esposo

V.F.S, de 21 anos, acionou a Polícia Militar na noite desta terça-feira (18) após ser agredida, ameaçada e colocada para fora de casa pelo próprio esposo. O caso foi registrado na rua Progresso, região central de Sonora.

De acordo com o registro policial, a vítima contou que seu esposo A.S.S, de 26 anos, chegou em casa por volta das 17h40 mandando ela ir embora. Quando a jovem disse que não iria, o autor passou a agredi-la com socos na cabeça e em seguida a ameaçou dizendo “se você não for embora eu vou matar você e toda sua família”.

Após as ameaças, o autor fugiu tomando rumo ignorado e não foi localizado pelos policiais. A vítima relatou ainda, que esta não é a primeira vez que sofre agressões e ameaças do esposo, porém nunca teve coragem de denunciar pois ele é um homem muito violento.

A jovem foi encaminhada para o Hospital Municipal e em seguida para a Delegacia de Polícia Civil de Sonora onde o caso foi registrado como ameaça (violência doméstica).

O ciclo da violência

A violência doméstica existe em muitos lares brasileiros, mas será que dá para prevenir? Homens que agridem as mulheres seguem um ciclo de violência, composto por três fases:

- Na primeira, surgem as agressões verbais, xingamentos, crises de ciúmes e destruição de objetos;
- Depois vem a explosão da violência, quando a tensão entre o casal atinge o ponto máximo e acontecem os ataques físicos;
- Na terceira fase, o agressor demonstra arrependimento e medo de perder a companheira. Ele tenta fazer de tudo para agradar a vítima, que muitas vezes, acaba fazendo as pazes, acreditando que as agressões não vão se repetir.

O crescimento no número de mulheres que denunciam a violência está ligado a uma mudança de comportamento. Mais brasileiras estão procurando a polícia quando começam a sofrer ataques verbais e ameaças.

Na primeira fase, a vítima já tem direito a uma rede de apoio, com psicólogos e assistentes sociais. Além disso, algumas medidas podem ser tomadas, como afastar o agressor do lar.

Nos primeiros seis meses do ano passado, o Ligue 180, da Central de Atendimento à Mulher, registrou mais de 300 mil queixas no país. A ligação é de graça e pode ser feita de qualquer tipo de telefone. O número funciona 24 horas.

Confira abaixo os números de telefone para denúncias:

Sonora (67) 3254-1130 (Polícia Civil)

Coxim (67) 3291-1463 (Polícia Civil) ou (67) 3291-1338 (Delegacia da Mulher)

Pedro Gomes (67) 3230-1359 (Polícia Civil)

Rio Verde (67) 3292-1528 (Polícia Civil)

Alcinópolis (67) 3260-1243 (Polícia Militar)

Ou através do 190 (Polícia Militar) em todas as cidades.