Dourados News | 17 de fevereiro de 2014 - 17:35 DOURADOS - TROTE

Universitários vendem bala no “sinal” durante trote em Dourados

A volta as aulas e a divulgação dos resultados dos aprovados nos vestibulares das universidades de Dourados foi marcada nessa segunda-feira (17) pelos famosos “trotes” aos novos estudantes.

Durante a manhã, no cruzamento das avenidas Presidente Vargas com a Weimar Gonçalves Torres a reportagem do Dourados News  flagrou os futuros universitários oferecendo doces no semáforo em troca de pequenas quantias em dinheiro dos motoristas que passavam pelo local.

Com os rostos e partes dos corpos pintados, além das cabeças raspadas os “calouros” recebiam ordem como brincadeira dos “veteranos” de cada curso.

Embora seja uma brincadeira tradicional dos estudantes e que alguns afirmam ser saudável, no mesmo período do ano passado uma reportagem divulgada no Jornal Diário MS, flagrou estudantes realizando pinturas, outros carregando placas com apelidos – sendo a maioria ofensiva - e muita bebida.

Na época a reportagem encontrou garrafas de bebidas e engradados ao redor do campus e uma universidade pública.

Proibição

Uma Lei Estadual nº 2.929 proíbe o trote aos calouros de universidades públicas e particulares em todo Mato Grosso do Sul. Em Dourados, a UFGD (Universidade Federal da Grande Dourados) também veda a prática através da portaria institucional n° 083, estabelecida em 2007.

Conforme o MPF, as universidades que não seguirem a recomendação para coibir a prática do trote universitário podem ter ações ajuizadas contra seus administradores.