20 de julho de 2004 - 13:02

Fetems participa do 4° Congresso Mundial da Educação

 

Pelo menos 1.400 delegados, observadores e convidados de 150 países e territórios estarão presentes, de 22 a 26 de julho, no 4º Congresso Mundial da Internacional da Educação, em Porto Alegre (RS). A Internacional da Educação representa a maior federação sindical internacional de professores com 29 milhões de educadores.

A Fetems será representada pela presidente, Mara Carrara da Silva, pelo vice-presidente regional de Nova Andradina, Edson Granato, pela vice-presidente regional de Três Lagoas, Marlene da Silva Bezerra, e Iza Gonçales Machado, do departamento dos aposentados. O tema do Congresso, “A educação para o progresso global”, pretende debater formas de como educadores e o setor da educação podem contribuir para o progresso da sociedade.

Os presentes também vão buscar alternativas para defender a educação pública de qualidade para todos os alunos, inclusive povos indígenas e crianças com necessidades especiais, para melhorar as condições de exercício da profissão e de programas de capacitação de docentes. Além disso, os congressistas vão discutir três sub-temas – A educação: serviço público ou mercador?; O direito a ensinar e o direito a aprender; A contratação e a retenção de docentes qualificados.

A CNTE (Confederação Nacional dos Trabalhadores em Educação) parceira do evento, vai realizar uma série de atividades que devem culminar com a apresentação, por parte dos representantes da América Latina, do nome da presidente da Confederação, Juçara Dutra Vieira, como candidata a uma das vice-presidências da Internacional da Educação.

 

Mídia Max News