20 de julho de 2004 - 12:52

Campanha de Tuberculose será efetuada em Naviraí

Naviraí realizará nos próximos dias 24 e 25 de julho, através da Secretária Municipal de Saúde uma campanha voltada ao Programa de Tuberculose.

Esta é porem uma doença grave, mas que tem cura se for detectada o mais rápido possível e tratado corretamente. A transmissão é feita pelo ar, e pode atingir todos os órgãos do corpo, em especial nos pulmões. O microorganismo causador da doença é o bacilo de Koch,.

As pessoas que apresentarem devidos sintomas como, tosse com catarro por mais de 4 semanas, suores noturnos, falta de apetite, cansaço fácil, emagrecimento, febre baixa geralmente à tarde e dores no peito, devem procurar o Posto de Saúde Naviraí (em frente à sorveteria Cremone, no bairro Varjão), para realizar exames gratuitamente.

As pessoas com maior risco de ser contagiada são aquela que vivem com doentes de tuberculose em lugares fechados com pouca ventilação, e aquelas em condição de alimentação, habitação e saúde precária.

A prevenção usual é a vacina BCG, aplicada nos primeiros 30 dias de vida e capaz de proteger contra as formas mais graves da doença. Se houver a contaminação, o tratamento consiste basicamente na combinação de três medicamentos: rifampicina, isoniazida e pirazinamida. O tratamento dura em torno de seis meses. Se o tuberculoso tomar as medicações corretamente, as chances de cura chegam a 95%. É fundamental não interromper o tratamento, mesmo que os sintomas desapareçam.

Foi divulgado que 1/3 da população mundial está infectado com o bacilo da tuberculose; e que 6 mil brasileiros morrem de tuberculose por ano.

 

Reporter MS