Lucimara Luca / Assessoria | 10 de fevereiro de 2014 - 13:00 Fátima do Sul

Secretaria e Hospital da Sias realizam oficina de Pré-Natal e Parto Humanizado em Fátima do Sul

Assessoria

Com intuito de fortalecer assistência materno-infantil e dar início as ações voltadas as gestantes em 2014, a Secretaria Municipal de Saúde em parceria com Hospital da Sias promoveram a oficina de Pré-Natal e Parto Humanizado.

O evento contou com a presença do médico obstetra do Hospital Sofia Feldmam (BH), Dr. Edson Borges de Souza; coordenador da residência médica em ginecologia e obstetrícia e consultor em aleitamento materno pelo Ministério da Saúde e as apoiadoras Temática da Rede Cegonha - Ministério da Saúde Enfermeira, Gilmara Lúcia dos Santos de Brasília e a fisioterapeuta Ângela Rios de Dourados.

A oficina teve por objetivo capacitar profissionais, que atuam no atendimento as gestantes na atenção básica, hospitalar e abordou temas sobre acolhimento e práticas diárias no Pré-natal e as boas práticas no Pré-Parto, Parto e puerpério.

Com a vinda dos apoiadores do Ministério da Saúde e através de rodas de conversa com a atenção básica e equipe de obstetrícia médica e de enfermagem do hospital, houve grande fortalecimento das ações realizadas em Fátima do Sul.

Também foi discutida a importância do acompanhamento no pré-natal para o parto humanizado, contato pele a pele, exercícios, presença do acompanhante e a satisfação da família e da equipe. Os apoiadores conheceram a estrutura física do hospital e verdadeiramente apoiaram por estar no caminho certo.

Conforme a secretaria de Saúde, a atenção básica está estruturada, oferecendo as mulheres o teste rápido de gravidez, e ainda os testes rápidos de VDRL (sífilis) e HIV, disponibilizando o resultado em 15 minutos, tudo isso para oferecer a mulher Fatimassulense, mais segurança e qualidade na assistência.

A equipe do Hospital da SIAS revelou que tem buscado melhoria constante na linha materno infantil, consequentemente, adequações de acordo com as boas práticas humanizada de parto e nascimento.

O hospital preparou 03 quartos PPP (Pré-parto, parto e pós-parto), onde a mulher permanece com acompanhante de livre escolha durante os três momentos. A equipe de enfermagem está sendo preparada para realizar exercícios que aliviam a dor, massagem e banho em água morna.

A diretora do Hospital da Sias, Rosa Conceição da Costa, revelou que as ações tem melhorado muito a qualidade da assistência. “O que pode ser comprovados através dos dados estatísticos. Saímos do índice de 16,6% de partos normais com relação a partos cesarianas, chegando até 64%, com índices de satisfação da usuária elevadíssimos. Esses resultados positivos é o que fortalece e mostra a efetividade do trabalho realizado”, explicou a diretora do hospital.