MIDIA MAX | 9 de fevereiro de 2014 - 15:39 CALOR FORTE NO MS

Frente fria faz calor perder força na próxima semana em Mato Grosso do Sul

Por causa da falta de chuva dos últimos meses, as empresas de energia

A partir da próxima semana a onda de calor que atinge Mato Grosso do Sul e o Brasil começa a perder força de acordo com análises do sistema GFS do NOAA/EUA.

Os modelos de simulações atmosféricas indicam o enfraquecimento do bloqueio atmosférico situado na divisa do Rio Grande do Sul com o Uruguai por uma frente fria que chega no início da segunda quinzena de fevereiro.

Entre os dias 13 e 15 a frente fria deve mudar as condições climáticas no sul do país. Esse sistema deve enfraquecer a massa de ar seco e quente em MS e, deve abrir caminho para uma segunda frente fria e influenciar o centro-sul do Estado a partir do dia 16.

As previsões indicam grandes alterações na circulação atmosférica sobre o centro-sul e centro-oeste do Brasil para a segunda quinzena do mês.

O aumento da umidade vinda da Amazônia vai permitir a formação das áreas de instabilidade nas regiões norte e nordeste do Estado, amenizando em 15% as perdas nas regiões de Sonora, Costa Rica, Chapadão do Sul e Cassilândia.

Por causa da falta de chuva dos últimos meses, as empresas de energia e água ficaram em estado de alerta para possíveis racionamentos e a orientação é que a população economizasse porque os níveis de alguns reservatórios atingiram números alarmantes.

Na última sexta-feira e sábado algumas cidades atingiram temperaturas extremamente elevadas e umidade do ar em estado de emergência.

Desde 2.003 que em Mato Grosso do Sul não se registrava valores de chuva, temperaturas e umidade tão discrepantes como nesses primeiros dias de fevereiro.